Moradores antigos de Marechal Floriano pensam em tomar banho no Braço Sul
Publicado em 29/01/2017 às 09:52
O antigo costume, de parte dos moradores da sede e comunidades rurais de Marechal Floriano, de tomar o banho da tarde nas águas claras do Braço Sul do Rio Jucu e dos córregos que o abastecem, em poucos anos, poderá novamente se tornar uma realidade.
O que os leva a crer nesse sonho é a construção da estação de tratamento de esgotos (ETE), que esteve paralisada durante quatro anos e retornou na gestão do atual governador Paulo Hartung. Conforme informações, a construção da obra, distante um quilômetro do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano, deverá ser concluída ainda neste ano.
“Será um espetáculo para nós moradores não ver mais o nosso rio e os córregos totalmente sujos e recebendo descargas dos vasos de centenas de moradores, que não tinham a opção correta de se livrar dos dejetos da casa”. A afirmação é do comerciante aposentado, Lúcio Pereira, que ainda não visitou a obra da ETE da CESAN. “Irei lá ao local para ver. Agora estou curioso”, disse Lúcio.
Para o comerciário farmacêutico aposentado, Natalino Vieira Nunes, o retorno ao banho nas águas do Braço Sul será uma dos principais benefícios da ETE de Marechal Floriano. “Sabemos que é a obra algo impressionante e por isso irei vê-la também”, disse.
O aposentado, Ernani Nalesso, garante que visitará o leito do Braço Sul todos os dias de sua vida após a inauguração da ETE. “Passei a minha infância tomando banho no rio e agora não será diferente”, disse sorridente, lembrando do irmão falecido Edno, o “Nego”, que também se banhava nas águas dos mananciais florianenses. “Era o costume de todos os moradores”, disse.