Moderno tomógrafo já está atendendo moradores da Região Serrana
Publicado em 05/06/2018 às 19:47
“Investir na Região Serrana não é para aventureiros”. Essa frase do Dr. Otto Fernando Baptista, proprietário do Centro Médico em Marechal Floriano e onde também funciona a Radscan Diagnóstico e Imagem, demonstra como é possível aplicar recursos na área da saúde e quais são seus benefícios para os moradores da Região Serrana do Espírito Santo.
Porém, para empreender, é preciso ser daqueles que querem fazer mais e melhor, características que sobram em Otto e cujo desenvolvimento reflete esse pensamento. “Eu estou aqui há mais de 30 anos e não foi simplesmente instalar uma tomada. Houve um projeto que mobilizou a EDP, a Cesan e a Prefeitura para passar todo esse cabeamento subterrâneo, para que todo esse complexo funcionasse de forma adequada e já preparada para o crescimento”, ressalta Otto.
Todo esse investimento faz com que exames, que até então eram oferecidos apenas na Grande Vitória, agora também possam ser realizados na Região Serrana, com toda a qualidade e competência de profissionais habilitados, tais como: raio-X digital, mamografia digital, Doppler e Ultrasom 3D, possibilitando maior comodidade aos moradores da região, que não precisam se deslocar para a Grande Vitória, o que envolve custos de tempo e de deslocamento.
Com toda essa estrutura e modernidade, o Centro Médico e a Radscan facilitam a vida de quem mora na região, além de proporcionar aos profissionais da área médica o que há de melhor em relação à estrutura de atendimento. “Todos são beneficiados com isso: as unidades de Pronto Atendimento, hospitais públicos da região e a malha pública. Até mesmo a rede estadual pode estabelecer convênios e parcerias”, explica Otto.
Geralmente, investir recursos fora da capital do Estado não é uma tarefa muito fácil, portanto é muito importante antes de iniciar um empreendimento, fazer um plano de negócios e verificar sua real viabilidade. Segundo Otto, para investir na área da saúde, como em exames, diagnósticos e consultas e uma estrutura como essa do Centro Médico, você precisa ter perseverança, palavra muito importante para o empreendedor. “Você precisa acreditar que vai dar certo, porém os investimentos no interior do Estado ainda não estão sendo aproveitados como deveriam, mas é promissor e bastante próspero”, esclarece o médico.
Buscando o equilíbrio
Pensando em sustentabilidade e ecologia – outras duas palavras que são indispensáveis aos empreendedores, é que o Centro Médico em breve terá boa parte de sua estrutura funcionando à energia solar. “Essa é uma forma equilibrada de investimento, haja vista que sempre devemos pensar em fatores ambientais, além de ser uma excelente alternativa para baratear os custos”, afirma Otto.
Com o mesmo raciocínio, Dr. Plinio Zanello, um dos proprietários da Radscan, que recebeu o convite do Dr. Otto há 10 anos para essa parceria, declara-se surpreso e muito feliz com tamanho desenvolvimento do Centro Médico. “Encarei esse desafio, e é muito importante levarmos para a Região Serrana e principalmente aos pequenos agricultores essa possibilidade de realizar todos esses procedimentos aqui. O pessoal das montanhas só tem a ganhar”, relata Plínio.
Grande investimento: o primeiro tomógrafo da região
A população da região passa agora a ter acesso prático e eficiente às formas mais aprimoradas de exames iniciais, aliadas a profissionais experientes que já atuam e conhecem muito bem o perfil dos pacientes e as doenças mais comuns na região. Através do tomógrafo é possível avaliar com eficácia e rapidez as emergências como: o acidente vascular cerebral encefálico (derrame), traumas e infecções respiratórias graves – quando o tempo é crucial para a melhora do paciente.
“Sem sombra de dúvidas, a grande novidade do Centro Médico é o tomógrafo, portanto, não será mais necessário pegar uma rodovia e se deslocar até Vitória para que tenhamos uma avaliação mais detalhada para os primeiros socorros. Isso é bom tanto para quem recebe o atendimento quanto para nós médicos”, conclui Plínio Zanello.