Ministério da Saúde realiza a distribuição de 1,2 milhão de doses da vacina contra a Covid-19.

Publicado em 24/10/2024 às 10:02

Compartilhe

fab5e58e-c515-43a0-bd8b-16a3e9b120cc

Foto: Ricardo Valarini/MS

O Ministério da Saúde deu início à distribuição de 1,2 milhão de doses da vacina contra a Covid-19. Os estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco receberão os imunizantes a partir desta quarta-feira (23). Até o final da semana, todos os estados estarão atendidos. Este novo lote faz parte da compra emergencial de vacinas atualizadas, e a pasta realiza envios regulares aos estados, que são responsáveis por repassar as doses aos municípios.

Recentemente, foi concluído um novo pregão para adquirir mais 69 milhões de doses, garantindo a proteção contra cepas atualizadas nos próximos dois anos. As entregas pelos fabricantes ocorrerão de forma parcelada, de acordo com a adesão da população e as atualizações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Essa iniciativa resultou em uma redução de cerca de 28% no preço por dose, tornando-se um dos menores valores do mundo. Enquanto os Estados Unidos pagam até US$ 30 por dose, o Brasil desembolsa apenas US$ 7.

A ministra Nísia Trindade ressaltou: “As hospitalizações e óbitos por Covid-19 ocorrem principalmente entre aqueles que não receberam as doses recomendadas. Não deixem de se vacinar. Vacinas salvam vidas.”

A cobertura vacinal contra a Covid-19 mostra que 86% da população brasileira completou o esquema vacinal primário, que consiste em duas doses. Atualmente, a imunização é rotineiramente recomendada para grupos prioritários, como pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e crianças, além de aqueles que não completaram o esquema primário.

O Ministério da Saúde enfatiza que não há falta generalizada de vacinas no Brasil e que adota estratégias para manter a vacinação em dia, assegurando a proteção da população. Todas as ações são realizadas em colaboração com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Fonte: Ministério da saúde

Veja também

pixebay

Lei capixaba que garante hortas domésticas e comunitárias é sancionada pelo governador Renato Casagrande

assembleia legislativa distribui mudas

Assembleia Legislativa entrega mais de 20 mil mudas para pequenos agricultores capixabas

encontro

Encontro promove integração entre diferentes equipes do Senar-ES

medicamentos para o libano

Brasil envia mais 9 toneladas de medicamentos ao Líbano

premio de mulher de negocios

Confira as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

Comunidade quilombola

Quilombolas do Espírito Santo lutam pela garantia de direitos básicos e por justiça social

arboviroses online

Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line

cesan com lucro

Cesan registra crescimento histórico de 43% no lucro em 2024