Ministério da Saúde aponta orientações e cuidados diante de nova onda de calor

Publicado em 16/12/2023 às 10:49

Compartilhe

Ministerio-da-Saude-aponta-orientacoes-e-cuidados-diante-de-nova-onda-de-calor

Um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para uma nova onda de calor com altas temperaturas a partir desta quinta-feira (14) e que vai afetar, principalmente, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Parte do Norte e Nordeste também sofrerão os efeitos do clima quente. As máximas podem superar os 40°C nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia. Com os dias de calor intenso, o Ministério da Saúde reforça as orientações de proteção para a população.

Nota técnica da pasta, publicada no início do mês, traz novas orientações para a população, estabelecimentos, serviços de saúde e gestores públicos. O ministério destaca, por exemplo, como detectar condições relacionadas ao calor extremo como insolação, desidratação, queimaduras e exaustão térmica.  De acordo com o Inmet, o cenário deve se estender até o próximo domingo (17).

  • Sintomas de insolação: pele quente, seca e vermelha, pulsação rápida e forte, náusea, cãibras e perda de consciência, podendo levar ao coma e à morte. Outros sintomas são edema nos membros inferiores, erupção cutânea no pescoço, dor de cabeça, irritabilidade, letargia e fraqueza;
  • Sintomas de desidratação: mal-estar, fraqueza, sonolência, irritabilidade, dificuldade de atenção, fome ou sede, dor de cabeça, tontura ao levantar-se ou para se deitar,  sentar ou levantar e alteração na coloração da urina;
  • Queimaduras: pele vermelha, inchada ou dolorida, devido à própria exposição ao sol ou contato com superfícies ou objetos que foram expostos ao sol por um determinado período de tempo, como objetos de metais;
  • Sintomas de exaustão térmica: transpiração, fraqueza, tonturas, desmaios, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreias.

O Ministério da Saúde também reforça que fatores de desigualdade social podem aumentar o risco de problemas de saúde relacionados ao calor extremo e destaca que a população e as instituições públicas e privadas locais estejam mais atentas às pessoas que vivem em situação de rua, populações privadas de liberdade, migrantes e refugiados com dificuldade de acesso aos serviços de saúde, pessoas que vivem em ilhas urbanas de calor, principalmente em cidades populosas e em condições precárias de habitação e saneamento. Trata-se de um público em situação de maior vulnerabilidade.

O documento também traz recomendações para estabelecimentos como o monitoramento da temperatura interna do ambiente; o bloqueio direto do sol, por meio do uso de toldos nas janelas, persiana, cortinas; e aumentar o fluxo de ar, controlando também a temperatura, por meio de janelas, umidificadores, ventiladores, climatizadores e aparelhos de ar-condicionado, sempre que possível.

Uma página especial está disponível com mais recomendações. As redes sociais da pasta também trazem orientações para se proteger do ‘calorão’.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná