Militares e bombeiros ativos e inativos: cadastrem seus dependentes no IPAJM para fins do benefício de pensão militar

Publicado em 18/07/2023 às 08:47

Compartilhe

cadastro-online

Foto: Freepik

Você, que é policial ou bombeiro militar estadual, em atividade, da reserva remunerada ou reformado, e ainda não fez a declaração de seus beneficiários, como cônjuge e filhos, com o Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) para fins de concessão do benefício de pensão militar, fique atento e realize o procedimento. 

A Portaria nº 07-R/2021, inserida no link abaixo, dispõe sobre os regramentos que devem ser seguidos para efetuar o cadastro.

Portaria nº 07 

“O militar que declara os beneficiários em vida faz com que a análise do pedido do benefício de pensão militar seja muito mais rápida, uma vez que todos os registros e documentações já estarão disponíveis no banco de dados do IPAJM”, explica a diretora de Proteção Social (DPS), Márcia Fiorotti. 

Quem são os beneficiários que tem direito à pensão militar?

Filhos, cônjuges, curatelados e companheiros são alguns dos familiares que têm direito ao benefício de pensão militar, de acordo com os critérios estabelecidos no art. 133-A e seguintes da Lei 3.196/78, incluídos pela Lei Complementar Estadual nº 943/2020. 

Os filhos e os enteados, por exemplo, para serem habilitados a esse benefício devem ter até 21 anos de idade; ou até 24 anos, caso universitários; e se inválidos, cumpridos os requisitos legais. 

Ainda tem dúvidas? Clique aqui e confira mais! 

Declaração dos beneficiários: como fazer? 

A declaração deve ser feita pelo militar por meio de preenchimento de formulário específico, disponível abaixo e no site do Instituto (https://ipajm.es.gov.br/para-o-servidor-ativo-militar), junto com documentação de registro civil (certidões de casamento e nascimento) para comprovar grau de parentesco, entre outros documentos que demonstrem que o beneficiário está habilitado a receber o benefício. 

Formulário – declaração beneficiário 

Militar ativo – é necessário que seja utilizado exclusivamente o sistema e-Docs (https://e-docs.es.gov.br/) para acessar o documento e preenchê-lo; 

Militar inativo – poderá fazer a declaração via e-Docs (https://e-docs.es.gov.br/) ou comparecer à Central de Atendimento do IPAJM, com agendamento prévio pelo telefone (27) 3201-3180, ou, se preferir, enviar o formulário com toda a documentação pelos Correios.  

As instruções sobre a forma de preencher o formulário de declaração de beneficiários podem ser visualizadas na Portaria 07-R. 

Na oportunidade, a diretora Márcia dá outras orientações. “No caso de falta da declaração de beneficiário, formulada em vida pelo militar, o Instituto exigirá dos interessados certidões ou quaisquer outros documentos necessários à comprovação dos requisitos para a habilitação à pensão militar e, se persistirem dúvidas, a prova será feita mediante justificação administrativa”, alerta. 

Serviço: 

Dúvidas e informações gerais sobre os serviços do IPAJM? Entre em contato com a Central de Atendimento pelo (27) 3201-3180.

Fonte: Governo ES

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná