Micaela Berger: mais de 40 anos dedicados à música homenageados na ALES

Publicado em 26/10/2017 às 12:11

Compartilhe

Na última terça-feira (24), uma ilustre moradora de Domingos Martins foi homenageada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). Trata-se da musicista Micaela Barbara Lhotsky Berger, que recebeu a homenagem das mãos do Deputado Estadual Sergio Mageski, pelos anos de dedicação e carinho aos trabalhos musicais na Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), principalmente com os grupos de metais na Obra Acordai, juntamente com seu falecido marido, Norberto Berger.

micaela recebe homenagem

Instrumentista, arranjadora e compositora, a trajetória de Micaela Barbara Lhotzky Berger se destaca pela importante contribuição à música, especialmente à música religiosa. De origem luterana, nos mais de 40 anos dedicados à atividade musical, compôs dezenas de arranjos para corais e trombonistas luteranos e também canções para outras denominações religiosas. É dela a composição do canto “Misericórdia”, tradicionalmente entoado no Ato Penitencial da liturgia católica.

Residente em Domingos Martins há cinco anos, Micaela nasceu na Alemanha e veio para o Brasil em 1969 para se casar com o Pastor Norberto Berger, falecido em setembro deste ano. Morou em várias cidades capixabas e começou a compor ainda jovem. “Quando cheguei ao Brasil, percebi que não havia muitos arranjos para corais e trombonistas. Então, comecei a produzir arranjos e peças de música sacra, e também folclórica, e não parei mais”, enfatiza.

micaela recebe homenagem 3

Já o canto Misericórdia, Micaela produziu para um concurso da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica. “Para mim é uma alegria como luterana ter uma peça de minha autoria na liturgia católica porque o ecumenismo sempre esteve presente na minha vida”, ressalta.

Micaela toca violino, piano e órgão de tubo e tem formação em música sacra. Além da contribuição à música religiosa, também foi violinista da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo por 28 anos. Possui mais de cem peças já publicadas e outras dezenas para serem compiladas.

Ela conta que iniciou na música aos cinco anos de idade por influência da mãe, Elisabeth Charlotte Kipke Lhotzky e do pai Heinrich Lhotzky, que era flautista profissional. “Minha mãe era pianista não profissional. Ela tocava muito bem e começou a me dar aulas de piano em casa. Mais tarde, também estudei violino e órgão de tubo no ginásio. E aos 17 anos, ingressei na Escola de Música de Bayreuth, onde estudei música sacra”, relembra.

Outra influência marcante apontada por Micaela na própria formação e trajetória musical é a obra de Johann Sebastian Bach. “Aos 12 anos, eu me apaixonei pela música de Bach. A obra dele tem uma espiritualidade que mexe comigo e que me acompanha desde então”, justifica.

micaela recebe homenagem 2

Atualmente, Micaela divide seu trabalho entre as aulas particulares de piano, violino e flauta e as aulas de Yoga, que também ministra há sete anos, ambas no município de Domingos Martins.

Norberto Berger

NorbertoMicaela foi casada por 48 anos com o pastor Norberto Berger, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), falecido no dia 11 de setembro em Domingos Martins. O casal teve um filho, uma filha e três netos.

Além do trabalho pastoral, ele ficou conhecido no Espírito Santo pela defesa dos direitos humanos e do ecumenismo. Juntamente com outras lideranças religiosas e da sociedade civil, liderou no início dos anos 2000 um grande fórum de combate à corrupção, ao crime organizado e à violência, o “Reage Espírito Santo”.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido