“Meu Carnaval é cuidar do rio”, diz estudante sobre o 5 de Novembro
Publicado em 26/02/2017 às 13:30
“Meu Carnaval é cuidar do rio”. A afirmação é do estudante, Murilo Moschen Tomazzi, 12 anos, morador de Santo Antônio do Canaã, em Santa Teresa (ES). Na tarde deste sábado (25), ele tirou o mato das margens do Rio 5 de Novembro, que abastece o distrito, e retirou entulhos de dentro do leito.
Usando botas para proteção, ele conseguiu fazer a água fluir na altura da ponte do centro do distrito. “Eu faço essa limpeza nas margens para não acumular lixo, para não dar tanto mosquito. Eu cuido do rio não é de hoje”, afirmou o estudante, acompanhado de uma moradora.
E não é de hoje mesmo! Há sete meses, ele plantou 15 mudas árvores, sozinho, ao longo das margens do Rio 5 de Novembro. Desde então, Murilo cuida diariamente das mudas, que hoje já estão maiores do que ele, atingindo mais de dois metros.
Pouco tempo depois de plantar as mudas, em agosto do ano passado, o estudante ganhou o apoio do ambientalista Nilton Broseghini, que doou duas mudas para ele e o ensinou as técnicas de plantio e reflorestamento.
O Rio 5 de Novembro é afluente do Santa Maria do Doce, que nasce na Serra do Gelo, em Santa Teresa, e deságua no Rio Doce, em Colatina (ES).