Material do Pacto pela Aprendizagem (Paes) chega às escolas de Marechal Floriano
Publicado em 01/03/2018 às 11:39
Considerando a expectativa de se melhorar os níveis de alfabetização da Educação Capixaba, em parceria, o prefeito de Marechal Floriano, João Carlos Lorenzoni, juntamente com a secretária Municipal de Educação e Esportes, Edia Klippel Littig, assinaram, no dia 14 de junho de 2017, em regime de colaboração com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o termo de adesão ao Paes – Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo – conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
Segundo a dirigente municipal da Educação de Marechal Floriano, Édia Klippel Littig, o processo de alfabetização de uma criança, quando trabalhado de maneira responsável e significativa, é, sem dúvida, o que irá ocasionar um futuro de sucesso para o indivíduo em todas as áreas do conhecimento.
A primeira ação do PAES aconteceu no ano de 2017, com um projeto-piloto em uma sala do 1º ano, com 25 alunos, na EMEF Elisiário Ferreira Filho. O professor recebeu um material (livros) para trabalhar com seus educandos o processo de aquisição de leitura e escrita. Além de aplicar o material, também teve a oportunidade de avaliar a sua eficácia, aprovando-o para ser novamente utilizado em 2018.
Todas as turmas do 1º ano de 2018 iniciarão o trabalho com este material a partir de março. O kit composto de cinco livros para cada aluno foi entregue aos diretores das instituições durante uma reunião ocorrida na última quinta-feira, no último dia 22 de fevereiro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
A entrega oficial dos kits de livros para os alunos da EMEF Elisário Ferreira Filho – que sediou o projeto piloto em 2017 – aconteceu no dia 26 de fevereiro, na sala do 1º ano da professora Celi Maria Stein de Medeiros. O momento da entrega do material contou com a participação da superintendente Regional de Educação de Cariacica, Silvana Fernandes Cézar, da secretária de Educação de Marechal Floriano, Edia Klippel Littig, e de técnicos pedagógicos da Superintendência Regional e da Secretaria Municipal de Educação.
Em 2018, serão atendidas 10 escolas e 14 turmas, totalizando 220 alunos. As próximas turmas serão atendidas nos anos subsequentes.