Marechal quer instalar mais mil caixas secas este ano
Publicado em 27/02/2018 às 12:19
A maior parte da geração de trabalho e renda de Marechal Floriano vem da agricultura e da avicultura de corte. São atividades que dependem de estradas para escoamento da produção e também de água.
E para que as estradas vicinais mantenham as condições mínimas de rodagem durante e após essa temporada de chuvas, e que parte desse aguaceiro não se perca e fique no solo para servir durante a seca, o município vem investindo na construção e manutenção de caixas secas.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, em 2017 a prefeitura fez cerca de 500 caixas secas nas margens das estradas e no interior de propriedades rurais.
“Estamos trabalhando na manutenção e limpezas das caixas que já foram feitas e também construindo novas. O planejamento é fazer mais 1000 delas este ano e atender todas as solicitações dos produtores”, frisa.
Sérgio destaca que maior parte das caixas foi implantada nas estradas de acesso a propriedades produtoras de café e no interior das mesmas.
“É onde há maior fluxo de veículo, o que provoca erosão e assoreamento das estradas. Também temos feito nas estradas e propriedades onde há avicultura, uma vez que os avicultores têm prazo até março para regularizar suas unidades produtivas e a implantação de caixas secas faz parte desse processo”, explica.
O secretário disse ainda que atualmente a prefeitura dispõe de duas máquinas – uma da Secretaria de Agricultura e outra da Secretaria do Interior – para fazer e dar manutenção às caixas secas, além de outros serviços solicitados.
Por fim, Sérgio acrescenta que além de manter as estradas rurais e garantir mais umidade no solo, as caixas secas também ajudam a evitar o assoreamento de rios e córregos, o que reduz os riscos de alagamento no centro de Marechal Floriano e em outras localidades cortadas por cursos d’água.