Marechal Floriano vai instalar três mil caixas secas em propriedades rurais
Publicado em 21/11/2017 às 13:49
Em tempo de controle de gastos, buscar tecnologias eficientes e baratas faz uma grande diferença na administração pública. De olho nisso, Marechal Floriano vem apostando na instalação de caixas secas em propriedades rurais.
Ao longo do ano, junto com a manutenção e patrolamento feito nas estradas, a Secretaria de Interior e Transportes do Município investiu na construção de 200 caixas secas nas estradas do município e planeja mais três mil para o ano que vem.
De acordo com o secretario municipal de Interior e Transportes, Abrão Levi Kiefer, as caixas secas têm o objetivo evitar que as estradas levem resíduos para os rios, ou seja, elas agem de forma a evitar a erosão e também na preservação da água. Kiefer informou que o plano é construir três mil caixas secas até o final de 2018, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
“O produtor interessado em realizar a obra em sua propriedade, deve ir à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e fazer um cadastro de intenção de projeto de construção de caixa seca, além de barragens. Em seguida, uma equipe da Prefeitura vai à propriedade para realizar uma vistoria técnica, verificando se o terreno é apto para receber a obra e dando início a construção”, acrescentou Abrão Levi Kiefer.
Conforme o prefeito Cacau Lorenzoni essas ações contribuem para mais qualidade nas estradas, ajudando na movimentação dos moradores, dos produtos rurais e dos turistas, além de somar na preservação das águas.
A caixa seca é uma tecnologia que tem sido muito positiva em estradas vicinais. Ela ajuda evitar erosões causadas por enxurradas das chuvas, retém sedimentos (terra, lama, cascalhos, etc) que contribui para reduzir o assoreamento de córregos, rios, açudes e lagoas.
Como segura a água das chuvas, contribuiu para recarregar de lençóis freáticos. E tudo isso é muito simples e acessível: são perfurações nas margens de estradas, principalmente em áreas de morros, que retém parte da água das enxurradas.