Marechal Floriano realiza ações de saúde para conscientização nas escolas
Publicado em 29/03/2018 às 11:00
Mais de 300 alunos da EMEF Professor Nicolau Kröhling, de Santa Maria de Marechal, participaram de uma ação promovida pela equipe da Unidade Básica de Saúde do distrito, na última terça-feira (27). Foram realizados exames para medir o índice de massa corpórea (IMC), verificação dos cartões de vacina e vacinação de contra meningite e HPV.
O tema da ação deste mês foi o Aedes aeypti. Devido à grande quantidade de chuvas que atingiram a região nas últimas semanas, a equipe da Unidade de Saúde observou a necessidade de conscientização dos alunos. Isso aconteceu por meio de uma palestra. A expectativa é de que os alunos contribuam na redução da proliferação do mosquito transmissor de graves doenças, entre elas a Dengue.
“Apesar de ser uma doença epidêmica, é possível reduzir sensivelmente o número de casos com ações simples”, ressaltou a enfermeira Gabriela Elizeu Raimundo, durante a palestra.
A ação foi realizada para 312 alunos, para as turmas do 1º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino. Ao mesmo tempo em que as palestras eram realizadas, acontecia a verificação do IMC, a conferência dos cartões de vacina dos estudantes e a aplicação de vacinas. Ao todo, foram administradas 14 doses de vacina HPV, 31 doses de vacina meningocócica C e três doses de varicela.
O objetivo da palestra foi a conscientização de que a ação mais simples de combate à Dengue é evitar o nascimento do mosquito e que, para isso, é necessário eliminar todo possível criadouro. Também foi mostrado aos estudantes que as ações devem ser coletivas e que todos devem agir contra a Dengue.
Os alunos foram orientados a procurar o atendimento médico sempre que suspeitarem da doença, e incentivados a levar à comunidade os conhecimentos sobre o combate da Dengue.
A palestra foi ministrada pela enfermeira Gabriela Elizeu Raimundo. A técnica em Enfermagem Eliane Peres realizou a vacinação. Participaram da verificação do IMC as agentes comunitárias de Saúde Shâmada Kröhling, Sandra Aparecida e Elismar Hosana.
A Secretaria Municipal de Saúde apoia ações como esta. “Agradecemos à comunidade e a todas as escolas, que abrem as portas para que as equipes da Saúde possam fazer as ações. Trabalhamos com a prevenção e com a promoção da Saúde. É disso que a população precisa: Saúde e Educação seguindo juntas”, ressaltou o secretário de Saúde de Marechal Floriano, doutor Fernando Mello.