Marechal Floriano poderá ganhar museu interativo e virtual a partir do próximo ano

Publicado em 15/09/2023 às 08:35

Compartilhe

museu

O município de Marechal Floriano poderá ganhar um moderno museu, tecnológico e virtual. O projeto é desenvolvido pelo empresário é o Museu Escola Saíra Apunhalada (MESA), que tem como objetivo utilizar a arte para fazer o visitante pensar sobre a vida e criar consciência ambiental. Devido a isso, temas ecológicos e existenciais serão apresentados como objeto de arte, de reflexão e experiência.

Na última semana, o prefeito Cacau Lorenzoni se reuniu com o empreendedor Eidder Barreto, com o intuito de discutir sobre a construção do museu, na localidade de Victor Hugo, distrito do município. O espaço possui com 14 hectares e a previsão é que o projeto contará com café, restaurante, hospedagem e 70% da área será convertida em reserva ambiental.

O projeto conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), intermediado pela Sala do Empreendedor de Marechal Floriano. A previsão é de que o museu inicie suas atividades ao público em novembro de 2024 e a inauguração definitiva acontecerá em novembro de 2025.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, João Cabral Rodrigues Canciglieri; o presidente da Câmara Municipal, Cezar Tadeu Ronchi e a agente municipal de desenvolvimento, Sônia Werneck.

MUSEU DOS MUSEUS – Para ajudar a compreender a arte no mundo e oferecer uma experiência ao visitante do que é visitar museus fora do país, algumas galerias irão reproduzir fielmente parte daqueles museus. Será possível ter uma amostra da visitação de museus como o Louvre (França), Capela Sistina (Itália) e Rainha Sofia (Espanha).

Ao entrar nesses espaços, o visitante encontrará reproduções de obras idênticas, realizadas por especialistas, à mão e com os mesmos tipos de materiais utilizados no original, produzindo uma experiência muito real.

MUSEU INTERATIVO – Se a arte por si só busca estimular todos os sentidos de seu observador, a tecnologia pode ser uma boa ferramenta para isso. No Mesa terá uma galeria que oferecerá experiências imersivas, como se o visitante entrasse dentro das obras para que, além do entretenimento, a experiência possa melhor desenvolver o seu papel de fazer pensar.

MUSEU PARA CEGOS – O projeto prevê adaptar a exposição das obras para pessoas com deficiência visual e cegueira completa. A partir de maquetes e outros artifícios, as pessoas com essa deficiência poderão apreciá-las, mostrando que na verdade a arte não é somente para se ver.

MUSEU COMUNITÁRIO – A perspectiva do projeto é de que o Mesa não seja implantado à revelia da comunidade que o cercará. A pretensão do empreendimento é discutir e planejar com a comunidade tudo que se poderá fazer para que a região como um todo ganhe com o projeto e solucionem também de forma coletiva os problemas que ele provocará.

Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich – Ascom/PMMF

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido