Marechal Floriano participa de visita técnica à Rede Cuidar, em Nova Venécia

Publicado em 17/11/2017 às 14:21

Compartilhe

O vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde de Marechal Floriano, Júnior Lovatti, fez parte de um grupo de secretários municipais e de pessoas ligadas à área da Saúde que participaram de uma visita técnica à Rede Cuidar, em Nova Venécia, Noroeste do Estado.

A visita aconteceu na manhã da última terça-feira (14). Além de Marechal Floriano, fizeram parte da comitiva os secretários municipais de Saúde de Conceição do Castelo, Ibatiba e Brejetuba, o prefeito de Brejetuba, a secretária executiva do Consórcio Público da Região Sudoeste Serrana (CIM Pedra Azul) e uma técnica de gestão da prefeitura de Venda Nova do Imigrante.

O objetivo da visita foi conhecer de perto o funcionamento da Rede Cuidar, com todos os detalhes: Desde a entrada do paciente até o trânsito dentro da unidade, passando pelo agendamento até chegar ao atendimento.

rede cuidar marechal floriano

Oito municípios vão integrar a Rede Cuidar da Região Sudoeste Serrana: Marechal Floriano, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Ibatiba e Castelo. Ao todo, a Rede Cuidar pretende atender a uma população de quase 197 mil pessoas. A unidade está localizada em Pedra Azul.

Várias reuniões e oficinas já vêm acontecendo para estruturar a Rede Cuidar na Região Sudoeste Serrana. Uma delas aconteceu no último dia 30, em Pedra Azul, sede da unidade. A reunião contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, do secretário Municipal de Saúde de Marechal Floriano e vice-prefeito, Júnior Lovatti, e de pessoas ligadas à área da Saúde que integram equipes de Atenção Primária.

Ricardo de Oliveira lembrou que estudos da Secretaria de Estado da Saúde apontam que a Atenção Primária forte e organizada, trabalhando junto com a Atenção Ambulatorial Especializada, pode resolver até 95% das demandas de saúde da população.

As oficinas de qualificação dos profissionais da Atenção Primária da Região Metropolitana de Saúde já começaram no início deste mês. Os encontros estão previstos para acontecer até junho de 2018.

Saiba Mais

A Rede Cuidar é um programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que oferece um novo modelo de atendimento integral à saúde, visando a melhoria da qualidade de vida. O programa foi lançado em dezembro de 2016.

Entre os principais benefícios para a população estão a redução do tempo de espera e a realização de consulta e exames no mesmo local, trazendo mais rapidez e agilidade ao atendimento.

A Rede Cuidar vai ampliar a oferta de consultas e exames e integrar as equipes da Atenção Primária às equipes da Atenção Especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

A implantação da Rede Cuidar faz parte do Programa Prioritário de Governo “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”, que prevê a implantação de cinco Unidades de Cuidado Integral à Saúde nas quatro regiões do Estado. As Unidades estão localizadas em Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Pedra Azul e Santa Teresa.

Para a implantação de cada Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Rede Cuidar foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do BNDES. (Fonte: Site da Secretaria de Estado da Saúde)

Veja também

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas

detran

Detran|ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

estudante freepik

Espírito Santo alcança seu melhor desempenho na OBMEP 2024

Afonso-claudio

Fortes chuvas destroem ponte provisória e derrubam barreira em Afonso Cláudio

arte e cronica

A Mega da Virada e o sonho brasileiro