Marechal Floriano ganha mais artistas na tradição alemã do Bauernmalerei

Publicado em 26/05/2017 às 13:14

Compartilhe

Marechal Floriano vai ficar ainda mais cheio de artistas, traços e cores de uma tradição alemã. É que neste mês de maio forma-se a segunda turma de pintura bauernmalerei do município. Mais conhecida como bauer, a técnica alemã se utiliza de pinceladas em forma de vírgula com temática floral sobre madeira. Bauernmalerei significa, em tradução literal, “pintura campestre”.

Além da experiência de convivência e vivências artísticas, o Bauer também pode ser uma fonte de renda com a venda de peças artesanais. E para quem quiser aprender, já tem previsão de novas turmas para começar em julho, mas é necessário entrar na lista de espera, já que a busca é intensa, segundo o idealizador e professor do curso, Rogério Brambila.

bauer marechal floriano 1O curso acontece no anexo da Igreja Católica de Santa Maria, em Marechal Floriano, uma vez por semana e dura nove encontros.“Quem faz bauer se apaixona e como são poucas vagas, já estão preenchidas. Mas temos uma lista de espera e podemos abrir outras turmas”, narra o idealizador e professor do curso, Rogério Brambilla.

Rogério conta que o resgate à cultura ancestral começou em Domingos Martins, em 2012, num curso no Polo UAB Universidade Aberta. “Fiz este curso com colegas de Marechal Floriano e depois fiz outro também em Domingos Martins. Fiquei tão apaixonado que decidi trabalhar com ele aqui, já que também é uma colônia de imigração alemã”, relata Rogério.

Ele explica que, além da madeira, a pintura bauer também pode ser adaptada em artesanatos de outros materiais, como vidro e metal, o que alguns artesãos de Marechal já têm feito. E que o grupo já está se unindo aos demais artesãos da cidade para reestruturar a associação e retomar as participações nos eventos.

bauer marechal floriano 2

Em 2016, eles participaram da Feira Nacional de Artesanato do Espírito Santo, maior evento da área no estado, e já se preparam para voltar em 2017.

Para a secretária de Turismo e Cultura de Marechal Floriano, Maria Goretti Gerardt, a arte Bauer resgata e contribui para a preservação da cultura alemã e por isso é muito importante para Marechal Floriano.

A arte Bauernmalerei é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano, através da Lei Municipal 1.769/16.

Serviço

Ficou interessado e quer aprender? Procure o professor Rogério Brambilla pelo contato: (27) 99880-7454. O investimento é de R$100.

 

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido