Marechal Floriano ganha mais artistas na tradição alemã do Bauernmalerei
Publicado em 26/05/2017 às 13:14
Marechal Floriano vai ficar ainda mais cheio de artistas, traços e cores de uma tradição alemã. É que neste mês de maio forma-se a segunda turma de pintura bauernmalerei do município. Mais conhecida como bauer, a técnica alemã se utiliza de pinceladas em forma de vírgula com temática floral sobre madeira. Bauernmalerei significa, em tradução literal, “pintura campestre”.
Além da experiência de convivência e vivências artísticas, o Bauer também pode ser uma fonte de renda com a venda de peças artesanais. E para quem quiser aprender, já tem previsão de novas turmas para começar em julho, mas é necessário entrar na lista de espera, já que a busca é intensa, segundo o idealizador e professor do curso, Rogério Brambila.
O curso acontece no anexo da Igreja Católica de Santa Maria, em Marechal Floriano, uma vez por semana e dura nove encontros.“Quem faz bauer se apaixona e como são poucas vagas, já estão preenchidas. Mas temos uma lista de espera e podemos abrir outras turmas”, narra o idealizador e professor do curso, Rogério Brambilla.
Rogério conta que o resgate à cultura ancestral começou em Domingos Martins, em 2012, num curso no Polo UAB Universidade Aberta. “Fiz este curso com colegas de Marechal Floriano e depois fiz outro também em Domingos Martins. Fiquei tão apaixonado que decidi trabalhar com ele aqui, já que também é uma colônia de imigração alemã”, relata Rogério.
Ele explica que, além da madeira, a pintura bauer também pode ser adaptada em artesanatos de outros materiais, como vidro e metal, o que alguns artesãos de Marechal já têm feito. E que o grupo já está se unindo aos demais artesãos da cidade para reestruturar a associação e retomar as participações nos eventos.
Em 2016, eles participaram da Feira Nacional de Artesanato do Espírito Santo, maior evento da área no estado, e já se preparam para voltar em 2017.
Para a secretária de Turismo e Cultura de Marechal Floriano, Maria Goretti Gerardt, a arte Bauer resgata e contribui para a preservação da cultura alemã e por isso é muito importante para Marechal Floriano.
A arte Bauernmalerei é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano, através da Lei Municipal 1.769/16.
Serviço
Ficou interessado e quer aprender? Procure o professor Rogério Brambilla pelo contato: (27) 99880-7454. O investimento é de R$100.