Marechal Floriano faz dia de campo sobre a cultura da banana
Publicado em 13/05/2017 às 14:51
O cultivo de banana vem crescendo a cada ano no município de Marechal Floriano. A fruta tornou-se excelente alternativa para diversificar a produção: o município já possui uma área estimada de mil hectares dedicados ao cultivo de bananeiras e produz em torno de 150 mil caixas de bananas por ano, principalmente do tipo “Terra”.
Para contribuir com o aperfeiçoamento técnico da atividade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Marechal Floriano e o ELDR de Alfredo Chaves se uniram para promover um Dia de Campo a respeito do cultivo de bananeiras. O evento foi realizado na propriedade da família Krüger, na localidade de Alto de Santa Maria, e contou com a presença de mais de 70 participantes, entre técnicos e produtores.
Foram realizadas três estações de trabalho. O engenheiro agrônomo do Incaper, Alciro Lamão Lazzarini, falou sobre o manejo da cultura de diferentes variedades de banana. Ele destacou que o município de Marechal Floriano possui condições de clima e solo favoráveis ao cultivo de bananas, o que proporciona produtividade elevada e produção de frutos com alta qualidade.
O pesquisador do Incaper, Elcio Costa, falou sobre o manejo correto da cultura da bananeira. Aspectos como espaçamento, poda, desbrota e nutrição das plantas, tanto orgânica quanto química, que vai interferir diretamente na incidência de doenças. O pesquisador destacou que, quando as práticas agrícolas adequadas são adotadas, não há necessidade de controle químico, o que garante ainda mais sustentabilidade à produção.
A última estação de trabalho foi coordenada pelo engenheiro agrônomo, da Prefeitura de Marechal Floriano, Saulo Ramon. Ele apresentou na prática uma lavoura que utiliza a irrigação por microaspersão, e tratou importância da irrigação para a obtenção de produtividades elevadas e com qualidade.
“As bananas cultivadas em Marechal Floriano abastecem o mercado interno e também são vendidas para Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiás. Uma característica importante do cultivo da banana em Marechal é que, na sua grande maioria, ele é realizado consorciado com a cultura do café arábica. Assim, no momento da renovação da lavoura do café com a poda, a cultura da banana é implantada para diversificação, ajuda na formação da lavoura, conserva o solo, traz renda extra e ainda a banana protege as brotações do café de doenças como a mancha-de-phoma fazendo a proteção do tipo guarda-chuva”, disse César Krohling, extensionista do Incaper em Marechal Floriano. As bananas produzidas na propriedade da família foram parte do cardápio oferecido aos participantes no final do evento.