Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados

Publicado em 24/02/2024 às 06:00

Compartilhe

dengue-em-mf-1

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Com mais de 100 casos notificados de dengue, o município de Marechal Floriano entrou em alerta de alto risco no último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, na última quinta-feira (22). A Secretaria Municipal de Saúde intensificou o combate ao mosquito Aedes aegypti nas últimas semanas em escolas e em qualificação de agentes da saúde.

O boletim epidemiológico apontou que o número de incidência de casos de dengue no município de Marechal Floriano aumentou, em 200%, nas sete primeiras semanas do ano. Já são 109 casos notificados de e 26 em investigação.

Em resposta a este aumento, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SECSAU), realizou, nas últimas semanas, reuniões com os agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros do município.

Também foi anunciado a abertura de um curso especializado em vacinação destinado aos agentes comunitários de saúde. O principal objetivo do curso é assegurar a excelência na aplicação de imunizantes na comunidade local.

Representantes da Secretaria de Saúde de Marechal Floriano marcaram presença no workshop realizado em conjunto pela Prefeitura de Domingos Martins e representantes da Secretaria de Saúde do Estado, em 16 de fevereiro. O evento reuniu equipes de saúde, secretarias e hospitais da região das montanhas capixabas, visando a discussão de estratégias colaborativas para o combate ao mosquito transmissor.

No intuito de combater o Aedes aegypti, vetor de diversas doenças, a Vigilância de Saúde Ambiental realizou também ações preventivas em escolas municipais na última quarta-feira (21). As atividades incluíram conversas educativas e teatro, buscando educar de forma descontraída os alunos das escolas participantes.

As escolas envolvidas foram a EMEF José Aloísio Simon, no Trevo de Paraju; a EMEF Professor Nicolau Krohling, em Santa Maria; e o CEMEI Maria Knidel Lube, também em Santa Maria.

A secretária de Saúde do município, Maria Arlete Novaes, explica que estas ações conjuntas visam a prevenção contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Nossa expectativa é que estas atividades sejam estendidas para toda comunidade e nas próximas semanas tenhamos resultados significativos”, disse Maria Arlete.

Veja também

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins