Marechal Floriano discute melhores técnicas de cultivo e processamento de uvas
Publicado em 17/02/2019 às 11:32
O cultivo de uvas caiu no gosto os produtores rurais de Marechal Floriano e região. E para apresentar as alternativas que oferecem mais viabilidade econômica e as técnicas que devem ser seguidas para a produção de uva, suco e vinho, foi realizado o 5° Dia de Campo da Videira, na Vinícola Gardin Rubert, no distrito de Victor Hugo. A iniciativa foi do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com o Senar/Faes e os Sindicatos Rurais de Domingos Martins e Marechal Floriano.
O Dia de Campo contou com mais de 80 participantes vindos de cidades como Castelo, Venda Nova do Imigrante, Alfredo Chaves, Afonso Claudio, Domingos Martins e Guarapari, além, é claro, de Marechal Floriano. “O evento cumpriu totalmente seu objetivo, que é mostrar alternativas para diversificação das propriedades e geração de renda. Houve boa participação de produtores de vários municípios, que querem melhorar sua eficiência no processo produtivo”, disse Cesar Krohling, extensionista do Incaper de Marechal Floriano.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}
Além de Krohling, outros profissionais do Incaper estavam envolvidos em passar informações aos participantes: o também extensionista Ubaldino Saraiva e os pesquisadores Hélcio Costa e Maurício José Fornazier. Eles abordaram principalmente os aspectos relacionados a análise de solo, nutrição e controle fitossanitário.
Profissionais da Prefeitura de Domingos Martins e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), abordaram o processo de adequação para regularização da produção de vinho e suco. O produtor rural Sereno José Gardin Rubert apresentou o tema “Processamento da uva da colheita até a produção de vinho”.
“A proposta do evento foi justamente mostrar as técnicas que devem ser seguidas, desde a seleção do local de implantação, passando pela escolha do sistema de condução, as variedades, os tratos culturais, como nutrição, poda, desbrota, manejo de pragas e doenças, entre outros. E ainda também tivemos a preocupação de mostrar que na atividade da produção de uva, é possível a industrialização para produção de vinho e suco”, acrescentou Krohling.