Marechal Floriano completa três meses sem casos confirmados de dengue após início da vacinação
Publicado em 28/12/2024 às 11:00
Texto: Bruno Caetano / Foto: Cícero Modolo
De 21 de setembro a 26 de dezembro, de acordo com dados oficiais, o município de Marechal Floriano registrou três meses sem casos confirmados de dengue. A marca ocorre após um aumento significativo no número de casos no início de 2024, quando as notificações dobraram, saltando de 75 casos confirmados em 2023 para 163 no primeiro semestre deste ano.
Até o final de setembro, o município registrou 860 notificações de dengue, com 163 casos confirmados. Diante da situação, a prefeitura intensificou medidas como mutirões de limpeza, campanhas educativas e ações de controle por parte da prefeitura.
No início do ano, a vacinação foi incluída como estratégia adicional para conter a disseminação do vírus. O município foi um dos 23 selecionados para receber as primeiras doses da vacina contra a dengue no estado, em campanha iniciada em 26 de fevereiro. A vacinação foi direcionada ao público prioritário de crianças com idades entre 10 e 14 anos.
Segundo dados do sistema Vacina e Confia da Secretaria de Saúde (SESA), a cobertura vacinal da primeira dose atingiu 80,12%, com 903 pessoas imunizadas entre os 1.127 indivíduos do público-alvo. A segunda dose, no entanto, alcançou 44,54% de cobertura, com 502 pessoas vacinadas. A meta estabelecida era de 90% para ambas as doses.
Conforme a referência técnica da Atenção Primária à Saúde, Angelica Lavagnoli Rossin, a vacinação é fundamental para reduzir os casos de dengue. “Estudos mostram que a aplicação da vacina, em conjunto com ações de controle, pode impactar significativamente os índices de infecção”, afirmou Angelica.
A vacina contra a dengue está disponível em todos os municípios capixabas, e podem vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacina contra a dengue apresenta um esquema de duas doses, com intervalo mínimo de três meses entre a 1ª e a 2ª dose.