Marechal Floriano comemora hoje 32 anos de Emancipação Política
Publicado em 31/10/2023 às 15:17
Dia 31 de outubro é uma data especial para a cidade de Marechal Floriano, pois o município comemora sua Emancipação Política.
A formação do núcleo urbano que deu origem à cidade aconteceu durante à criação da Colônia de Santa Isabel, fundada por Luís Pedreira do Couto Ferraz, presidente da Província do Espírito Santo, por volta de 1847. Originalmente, esse núcleo foi destinado a receber imigrantes.
No decorrer da segunda metade do século XIX, a vinda de novas levas de imigrantes, principalmente alemães e italianos, deu sequência ao crescimento populacional e econômico.
Em 1900, foi inaugurada a estação ferroviária da então vila, que foi reconhecida como distrito de Domingos Martins em 1964. Marechal Floriano foi distrito de Domingos Martins até sua emancipação oficial, no dia 31 de outubro de 1991. A cidade era anteriormente conhecida como Vila do Braço Sul, devido ao nome do rio que corta a cidade, Rio Jucu Braço Sul.
A influência cultural deixada pelos imigrantes europeus ainda é visível, sendo expressa pelos descendentes com diversos hábitos e costumes. O cultivo do café, de folhosas e a avicultura de corte estão entre as atividades econômicas mais importantes, ao lado do turismo.
Marechal Floriano possui uma série de atrativos naturais que são destinos de turistas, como cachoeiras, montanhas e trilhas. A presença comum de orquídeas, tanto nas florestas como em plantios de espaços públicos, faz com que a cidade seja conhecida como a “Cidade das Orquídeas”.
A Emancipação foi um fator decisivo para o desenvolvimento econômico e social, pois através dela foi possível promover maior qualidade de vida aos habitantes, e aprimorar os setores de saúde, segurança pública, educação, moradia e até mesmo lazer.
“Essa data é muito importante para todos os munícipes, pois marca a nossa Emancipação Política o que fortaleceu nosso desenvolvimento econômico e social. Nesses 32 anos de história gostaria de agradecer a cada cidadão, que contribuiu diariamente e incansavelmente para o desenvolvimento da nossa cidade das orquídeas”, disse o prefeito, João Carlos Lorenzoni.
Texto: Fabrízia Klippel/ Fonte: PMMF