Marechal Floriano aposta na qualificação e certificação de produtos da agroindústria
Publicado em 29/10/2019 às 11:42
Susaf é sigla que já ganhou vez nos assuntos do micro e do pequeno produtor nos municípios capixabas, e também é pauta para Secretaria Municipal de Agricultura de Marechal Floriano. Trata-se do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), que está sendo discutido para dar assistência e licenciamento às agroindústrias para produção com qualidade e comercialização legal.
A Secretaria de Agricultura, junto com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), vem realizando encontros para debater o selo. “O Susaf dá toda a assistência de licenciamento para os produtores de agroindústrias, que consistem em produções que envolvem a manipulação de alimentos, e que deve se adequar e se qualificar”, diz Sérgio Stein, secretário municipal de Agricultura.
Conforme Stein, a Prefeitura de Marechal Floriano abriu as portas para os pequenos produtores, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Meio Ambiente, para empenhar ajuda e orientações técnicas sobre os selos de inspeção municipal, estadual e federal, entre outras informações.
“O próximo passo do poder público é realizar o rastreamento, de onde vem e para onde vai essa produção no município, pois como se tratam de produtores pequenos ou micro produtores, é muito difícil identificar as atividades, qualificá-los em selos, mas faremos isso no decorrer das atividades”, apontou.
O empreendedor que estiver interessado em saber mais sobre os selos de inspeção pode procurar as Prefeitura e consultar a equipe técnica, para orientações. O telefone é: (27) 3288-3303.