Marechal Floriano anuncia planos para fortalecer produção rural

Publicado em 02/03/2017 às 12:58

Compartilhe

A agricultura familiar é um dos pilares da economia de Marechal Floriano, que prepara um salto no setor. O município planeja diversificar os cultivos, facilitar os projetos de piscicultura e melhorar as estradas que dão acesso às áreas produtivas do interior nos próximos quatro anos.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, as estradas de acesso a Costa Pereira, Victor Hugo e Alto Marechal estão entre as que o município pretende pavimentar com recursos programa Caminhos do Campo. “Isso tanto com recursos próprios como com verbas estaduais”, observa.

Plantação de caféSérgio destaca que já estão em andamento a aplicação de cascalho em trechos mais íngremes, como em estradas na localidade de Santa Maria de Marechal Floriano. “Também temos o projeto caixa seca nas estradas. A partir de março vamos começar a manutenção nas caixas secas já existentes e construir outras onde os produtores rurais pedirem. A meta é atender ao pedido de todos os produtores”, destaca.

Outra ação para fortalecer o setor é a distribuição de mudas. “Temos o programa de fruticultura da banana, e o objetivo é diversificar. Além de seguir distribuindo mudas de pupunha, onde já estamos colhendo bons resultados, serão distribuídas mudas de inhame, ponkan, alface e café. Para este último temos a meta de fornecer a quantidade que possa abranger área entre 100 e 200 hectares”, detalha.

De acordo com Sérgio, a agricultura familiar do café arábica é a principal geradora de emprego e renda na área rural do município. E para todos os tipos de cultivo o município dará suporte técnico, em parceria com o Incaper, como análise do solo e orientação para a poda.

ORQUÍDEAS E PEIXES – “Outro destaque nosso é a produção de orquídeas. Vamos continuar apoiando os eventos realizados elo setor, como a exposição que acontece em outubro”, lembra.

Também está entre as prioridades da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) o fomento a piscicultura. “Temos um programa que oferece assessoria técnica para o licenciamento de barragens, reduzindo o custo para o produtor que pretende implantar a piscicultura ou ampliá-la”, conclui.

Para o prefeito Cacau Lorenzoni, a atividade rural é uma força de Marechal Floriano e que vai merecer sempre atenção do poder público. “O desemprego é um grande desafio também para Marechal. Estamos trabalhando num diagnóstico e em breve vamos anunciar um plano de desenvolvimento com incentivo para empresas, em diversas áreas, que possam gerar trabalho e renda. Também vamos apostar na qualificação profissional”, adiantou Cacau, durante entrevista ao portal Montanhas Capixabas.

Veja também

webnário

Webinário discute importância da ética e do cuidado integral na farmacologia para idosos

festa do vinho e uva

Festa do Vinho e da Uva agita Santa Teresa

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos