Marechal Floriano adota prontuário eletrônico em atendimentos
Publicado em 09/09/2021 às 08:32
Fotos: Kamila Friedrich
A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano dará início ao processo de implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que está inserido no Informatiza APS, que faz parte da estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde.
O programa vai apoiar a informatização das unidades de saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde no município. O investimento na tecnologia da informação vai subsidiar a gestão dos serviços de saúde e visa melhorar a clínica.
O Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS), foi instituído pela Portaria nº 2.983, de 11 de novembro de 2019, por meio da alteração das Portarias de Consolidação nº 5/GM/MS e nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.
O QUE É – O prontuário eletrônico é um sistema onde todas as informações são mantidas de forma eletrônica, ao longo da vida de um indivíduo. Nele estão armazenadas as informações de saúde, clínicas e administrativas, originadas das ações das diversas categorias profissionais que compõem a APS.
Além disso, o APS serve para: registro de anamnese, exame objetivo e variáveis clínicas; prescrição de medicamentos ou outros métodos terapêuticos; emissão de atestados e outros documentos clínicos; solicitação de exames e outros métodos diagnósticos complementares; encaminhamentos a outros pontos da rede de atenção à saúde e acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais.
O sistema de prontuário eletrônico será utilizado em toda a rede de Atenção Primária à Saúde no município. Entretanto, a implantação se dará de forma gradual, ou seja, das sete Equipes de Saúde da Família do município, a Equipe de Santa Rita será a primeira e as demais serão implantadas posteriormente.
“Gostaria de agradecer a toda equipe da Saúde, em especial aos agentes administrativos Fábio Altoé Zandonadi e Ivanilda Silva de Andrade que se empenharam no desenvolvimento e implantação do Prontuário Eletrônico. A implantação do sistema nas unidades de saúde é uma das prioridades da minha gestão à frente da Secretaria de Saúde”, destacou a secretária Maria Arlete Novaes Moraes Silva.
Segundo a secretária, essa é demanda antiga. “Desde que assumi a pasta estamos trabalhando para oferecer as condições necessárias para que o PEC fosse implantado nas nossas Equipes de Saúde da Família. Ressalto que os servidores envolvidos no processo receberam treinamento e apoio presencial de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para viabilizar o uso do sistema”, explica
O projeto contempla financiamento do Programa Informatiza APS e considera a classificação geográfica estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual o município classificado como rural-adjacente, tem direito a receber recurso de custeio pago mensalmente por equipe aderida.
Texto e informações: Tricia de Andrade – Assessoria de Comunicação PMMF