Marechal Floriano adere a programa do Sebrae que pretende impulsionar o desenvolvimento econômico

Publicado em 30/01/2025 às 09:31

Compartilhe

capa

Texto e fotos: Julio Huber

Marechal Floriano terá um importante reforço para fomentar o empreendedorismo e estimular o aumento de renda local. Na última terça-feira (28), o prefeito Lidiney Gobbi assinou um termo de adesão do município ao Cidade Empreendedora +.

O programa, que não tem custo à prefeitura, é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Em um evento que reuniu secretários municipais e outros membros da equipe da prefeitura, o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, detalhou os benefícios do programa para o desenvolvimento local. Rigo se disse surpreso com a intensa participação da equipe de governo do município no encontro, que foi realizado no auditório do Centro de Agronegócios, em Santa Maria.

O Cidade Empreendedora + é a versão 2025 do programa que começou em 2021 e hoje está presente em todo o Estado. O projeto consiste em ações e estratégias direcionadas para o setor da economia dos municípios, visando o desenvolvimento por meio da modernização da gestão pública, na melhoria do ambiente de negócios e no fortalecimento do empreendedorismo.

“Por meio do Cidade Empreendedora + o Sebrae oferta ao município um conjunto de soluções, que é um forte apoio aos municípios que querem transformar suas gestões em gestões empreendedoras. Marechal Floriano é a primeira cidade desse ciclo de 2025 que estamos visitando com nossa equipe. É satisfatório ver esse auditório cheio, e isso demonstra que o prefeito quis que sua equipe pudesse ouvir a proposta do Sebrae”, destacou o superintendente do Sebrae/ES.

Pedro Rigo destacou que o turismo será um dos segmentos prioritários do programa em municípios que têm vocação, como é o caso de Marechal Floriano. “O propósito do Sebrae é trabalhar muito forte o turismo, para que a gente possa fazer do Espírito Santo um importante destino turístico nacional. A Região Serrana tem um forte potencial e Marechal tem uma cultura a ser explorada e há o desejo de ver o turismo como uma importante vertente econômica para o município”, disse.

O superintendente do Sebrae/ES ainda falou da importância da união do poder público e dos empresários. “O desenvolvimento e o turismo não se fazem só com a prefeitura ou com o Sebrae, precisa do estímulo dos poderes constituídos, mas precisa também da empolgação, da motivação e do encorajamento do setor empresarial, e que eles possam acreditar e entender que como empreendedores, eles possuem uma grande colaboração com o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Presente no evento, o empresário Paulo Gilles, do Empório Pedra Bonita, falou com entusiasmo sobre o programa que será desenvolvido no município. “Essa versão do Cidade Empreendedora tem uma sinergia maior entre o poder público e privado, mas com um diferencial que é o planejamento estratégico. Todo empresário precisa ter um direcionamento de onde ele quer chegar. E com esse planejamento, acredito que vai ser norteado tudo o que temos que fazer para desenvolver o turismo no município de forma integrada”, comentou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Enildo Cardoso, se disse empolgado com o Cidade Empreendedora +. “O programa é fantástico, pois vai organizar e alavancar os negócios em nosso município, impulsionar a economia, incrementar o turismo – que gera emprego e renda -, e vai incrementar toda cadeia de negócios do município. Além do planejamento de todas as ações que a administração municipal vai fazer nos próximos anos, serão capacitados os funcionários e empregadores. Estamos muito animados com esse programa”, garantiu.

O prefeito Lidiney Gobbi agradeceu ao superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, pelo programa que será desenvolvido no município

O prefeito Lidiney Gobbi agradeceu ao superintendente do Sebrae/ES por ter detalhado o programa para sua equipe e disse que o município terá muitos benefícios com o Cidade Empreendedora +. “Temos muitos planos para desenvolver o turismo de Marechal, e com esse importante apoio do Sebrae, iremos impulsionar e avançar nesse importante setor econômico. Vamos envolver muitos empresários para que possamos trabalhar juntos”, enfatizou.

Após a assinatura do termo de adesão, os próximos passos serão a realização de um diagnóstico e autoavaliação, a produção de um plano de trabalho, a oferta de cursos, consultorias e assessorias técnicas para o alcance das metas estabelecidas, e a verificação dos resultados.

Veja também

WhatsApp Image 2025-02-19 at 16.15.50

Sesp divulga planejamento para Operação Desfile das Escolas de Samba e Operação Carnaval 2025

Cristo Redentor de Guaçuí. Foto Arquivo Comunicação Guaçuí

Cristos Redentores impulsionam turismo religioso no Espírito Santo

Gerente-da-Aders-Prefeito-de-Anchieta-e-Sebrae_p8086_cover_image_resized

Novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora começa a ser apresentado para prefeitos do estado

90

Dólar volta a superar R$ 5,70 e bolsa cai com incertezas no mercado internacional

71

Papa Francisco tem noite tranquila e já se levantou, informa Vaticano

HQF_0573

Governo do Estado lança Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas 2025

Embarcacao_2-1

Governo anuncia Aquaviário e Linha Expressa Especial para facilitar o acesso ao Carnaval de Vitória

IMG_8675---Copia

Governo lança o programa Espírito Santo Mais Inteligente para modernizar serviços públicos