Mais um macaco morre em Marechal Floriano e provoca preocupação aos moradores
Publicado em 24/01/2017 às 15:37
O encontro de mais um macaco, desta vez agonizando, está preocupando os moradores e autoridades do setor de saúde de Marechal Floriano. O primata foi encontrado na localidade de Estrada do Caracol, próximo do prédio do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano.
Momentos após o recolhimento, realizado por uma equipe da Vigilância Ambiental de Marechal Floriano, o animal morreu. O secretário Municipal de Saúde, Júnior Lovatti, afirma que já entrou em contato com o setor de Saúde em nível estadual solicitando com urgência a liberação das vacinas.
Segundo ele, os moradores de Marechal Floriano necessitam da vacina, principalmente após o encontro de dois macacos mortos ontem e hoje. “Foi encontrado o segundo macaco morto em menos de dois dias em nosso município. Achamos que a vacina teria de vir, mesmo antes dos resultados”, disse Lovatti.
Ele ressaltou que o objetivo é evitar a contração da febre amarela, e para que isso ocorra é necessária a vacinação, apesar de não ter ainda obtido o resultado que motivou a morte dos dois macacos encontrados.
O chefe do setor de Vigilância Ambiental, Geraldo Silva, disse que pretende ainda hoje proceder um bloqueio vacinal na região onde os macacos foram encontrados. “Estamos aguardando a vinda a Marechal Floriano dos veterinários da Regional de Saúde para a coleta do pulmão, rins, coração e baço deste macaco morto para exames”, disse. Ele acrescentou que as férias de alguns servidores foram suspensas.
Um morador do município, Leandro Furtado, comentou que está amedrontado com a situação e lamenta que Marechal Floriano ainda não recebeu as vacinas contra a febre amarela. “As vacinas terão de chegar ao posto desta cidade imediatamente. Estou aguardando com os familiares amedrontados”, disse.