Mais de 360 quilos de drogas são apreendidos em um dia nas rodovias capixabas
Publicado em 15/06/2023 às 16:08
Texto: Julio Huber/ Fotos e vídeo: PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 360 quilos de maconha em operações realizadas durante todo o dia de ontem (14), na BR-101. Em apenas um dos veículos foi encontrado 300 quilos da droga. O material estava no interior de veículo Fiat Kronos de cor vermelha, conduzido por um homem de 40 anos, que foi preso.
A PRF realizava fiscalização de combate à criminalidade, com foco em tráfico de droga e arma em ônibus interestadual, intermunicipal e de turismo, automóveis e caminhões, quando o veículo Fiat Kronos chamou a atenção por estar com somente um ocupante. O veículo aparentava transitar com excesso peso, semelhante a veículo com suspensão rebaixada.
Após acompanhamento na BR-101, o veículo foi abordado já na entrada da Sede do município de Viana. O condutor, ao descer do veículo, imediatamente informou que estava transportando produto ilícito. Os policiais encontraram pacotes em formato, cor e odor característicos de maconha sobre banco de passageiro, no assoalho e no porta malas.
O condutor disse que trabalha como motorista de aplicativo em Cariacica e que recebeu R$ 11 mil para buscar a droga em Belo Horizonte (MG), para entregar a droga em Viana. O carro que homem utilizou para o transporte era alugado. O veículo, a droga apreendida e o homem detido foram levados para a Delegacia Regional de Cariacica. Assista abaixo ao vídeo que mostra os agentes da PRF retirando a droga do veículo.
Cães farejadores ajudam a encontrar drogas em três ônibus
Logo cedo, por volta de 6h30 de ontem, a PRF iniciou uma operação em um trecho da BR-101, em Guarapari, com o objetivo de fiscalização de combate ao tráfico de drogas e/ou armas, com foco em ônibus intermunicipais, interestaduais e de turismo. Em três ônibus abordados, que saíram de São Paulo com destino a Vitória, haviam mais de 67 quilos de maconha e cocaína.
A fiscalização contou com utilização dos cães farejadores da PRF, Urbano, Urso, Sheik e Narco, e com apoio da Polícia Federal (PF), com os cães farejadores Wolf e Kyra. No primeiro ônibus foram encontrados 43 tabletes, pesando aproximadamente 24,9 quilos de maconha.
O dono da mala, um homem de 40 anos, informou que estava levando para um tio de nome que morava em Vitória. O passageiro, de 40 anos, é morador de São Bernardo do Campo (SP).
No segundo ônibus, abordado por volta de 07h30, os cães indicaram a presença de droga em uma bolsa de lona verde, no bagageiro do veículo. Ao ser aberta a bolsa, foram localizados 24 tabletes, que totalizaram 19 quilos de maconha. A mala pertencia a uma mulher de 21 anos, moradora do bairro Jardim Campo Grande, em Cariacica.