Maestros comandarão vivência sobre jazz em Afonso Cláudio
Publicado em 18/09/2023 às 13:46
Texto: Kássio Barreiros Paiva
Entre os próximos dias 19 a 22, o Instituto Cultural das Montanhas promoverá, em Afonso Cláudio, na Escola Municipal Agrícola, e na sede da Banda Musical São Sebastião, um intercâmbio com masterclasses (grande aula dada por um especialista em determinado assunto). Um deles é o maestro Célio Paula, professor do Instituto Federal, há 38 anos, à frente da Orquestra Pop & Jazz – Ifes Campus Vitória. Outro profissional é Eduardo Lucas, presidente do Instituto Cultura Viva, maestro da Banda Sinfônica Vale Música, e da Vale Música Jazz Band, doutorando em música pela Unirio.
As aulas serão ministradas, no período matutino das 7h30 às 10h20, e no período vespertino de 13h30 às 16h50. Na terça-feira (19) e na quarta-feira (20) o comando será do maestro Célio Paula, já na quinta-feira (21) e sexta-feira (22) será a vez do maestro Eduardo Lucas.
De acordo com o idealizador e mediador do encontro, o professor e maestro Marcelo Dutra Coutinho, mestrando em artes linha interartes e novas mídias pela UFES, o projeto busca resgatar a cultura jazzística e da música popular do município. “Queremos oportunizar um masterclass com aulas sobre o jazz e técnicas de ensaio para os alunos do Instituto Cultural das Montanhas, com aulas dos renomados maestros da capital, buscando descentralizar o acesso aos grandes centros, e levar os professores para o interior do Estado”.
O projeto atenderá cerca de 40 alunos do Instituto, bem como aos estudantes entre 06 e 15 anos, da Banda Musical São Sebastião. Segundo Marcelo, “esse projeto vai oportunizar contato com professores renomados da educação musical”. São professores e maestros que são uma referência para ele, e poder levá-los para ministrar aulas aos seus alunos é uma realização.
A classificação é livre, aberto a todo tipo de público, os locais onde serão ministradas as aulas possui rampas para maior acessibilidade. O término do evento contará com um ensaio aberto, na casa de idosos Ninho do Amor, sob a regência do maestro Eduardo Lucas, que além de levar acolhimento aos idosos, será demonstrado o que foi aprendido nos quatro dias do projeto. Outra apresentação acontecerá na Escola Agrícola.