Maestro de grupo de Marechal Floriano representa o Brasil na Europa

Publicado em 30/06/2024 às 13:03

Compartilhe

maestro-de-mf

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgaçao

O maestro Max Carvalho, regente do Coral São José, do distrito de Santa Maria em Marechal Floriano, está prestes a levar a música brasileira para um dos mais prestigiados palcos europeus. O “Projeto Maestro Max Carvalho” representa o Brasil no Festival International Chorus Inside, com apresentações programadas para acontecer em agosto em cidades da Croácia e da Itália.

Formado em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e pós-graduado em regência, Max se apaixonou pela atuação do maestro. Hoje, é dono de sua própria escola de música, a MaxMusic, e regente do Coro São José e do Quarteto Levi em Marechal Floriano.

Em 2019 o maestro já tinha se inscrito para participar do Festival conceituado de coro que acontece, desde 2011, na Europa. Max e Rafael Simas se apresentaram no histórico Panteão de Roma. Eles formam a única dupla da América Latina a se classificar para participar do festival. “Nosso grupo foi à cara e na coragem. Queríamos ter a experiência de competir com os europeus e para nossa surpresa, ficamos em 2º lugar”, comenta.

Neste ano, o maestro vai se apresentar com um grupo e se inscreveu para competir na categoria canto popular. Os artistas irão tocar músicas da Bossa Nova, estilo musical brasileiro reconhecido em todo o mundo. “São 12 pessoas que vão na comitiva. Tem um pianista, violinistas, algumas pessoas vão cantar, eu sou o maestro e tem uma bailarina que é nossa ‘garota de Ipanema’ e vai interpretar a coreografia”, destaca.

A viagem foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), que neste ano terá ampliação dos recursos para R$ 25 milhões, ainda este ano, representando um aumento de R$10 milhões destinados a projetos culturais no Espírito Santo. As apresentações estão previstas para acontecer em agosto nas cidades de Rovinj e Pula, na Croácia, e em Veneza, na Itália.

“Para mim é muito especial poder representar minha cidade, estado e mostrar a cultura do meu país para o mundo. Dizem ser o auge da carreira. Estou muito feliz e agradecido às leis de incentivo”, revela.

Além de participar do festival, Max é representante do evento no Brasil. O maestro conta que recebeu o convite durante a pandemia, quando a organização do Chorus Inside estava realizando atividades on-line com o maestro do Vaticano, o Monsenhor Marco Frisina. Com a grande procura dos brasileiros, Max foi convidado para representar o festival e auxiliar o público do Brasil a participar das aulas.

TRAJETÓRIA – O Coro de São José começou sua caminhada no mundo musical em 2012, para aperfeiçoar o canto litúrgico da igreja de São José, no distrito de Santa Maria em Marechal Floriano. No decorrer dos anos, o coro enriqueceu o seu repertório com cantos populares, natalinos e música polifônica religiosa, além de participar de inúmeros eventos dentro e fora do Espírito Santo, destacando-se pelo alto valor artístico das suas atuações.

O Coro foi primeiro grupo da Região Serrana e o segundo do Brasil a se filiar à federação europeia, com sede na Itália. Com isso, o coral passou a ter reconhecimento internacional e ganhou o direito de participar de festivais, eventos e cursos, com equipes de várias partes do mundo, com custos reduzidos.

Veja também

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas