Lula presta homenagem ao papa Francisco no Vaticano

Publicado em 25/04/2025 às 16:06

Compartilhe

54475884890_a8d23651e0_o

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (25) de uma cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em homenagem ao papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21), aos 88 anos.

Nas redes sociais, Lula expressou sua reverência ao pontífice: “Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós.”

Acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, o presidente esteve ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff; do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; do presidente do Senado, Davi Alcolumbre; do presidente da Câmara, Hugo Motta; além de ministros de Estado e parlamentares que integram a comitiva oficial brasileira.

“Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre”, escreveu o presidente.

A delegação brasileira desembarcou em Roma nesta sexta-feira para acompanhar o funeral do papa Francisco, agendado para este sábado (26).

O pontífice, nascido Jorge Mario Bergoglio, morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. Seu histórico clínico incluía insuficiência respiratória aguda, pneumonia bilateral, bronquiectasias, hipertensão e diabetes tipo 2.

Em reconhecimento ao legado do papa, Lula decretou luto oficial de sete dias. Em nota, destacou o papel de Francisco na promoção da paz, do amor, da justiça social e no combate à intolerância e às desigualdades.

Último adeus

Esta sexta-feira marcou o fim do velório aberto ao público na Basílica de São Pedro, que reuniu mais de 128 mil fiéis ao longo de três dias. O rito de fechamento do caixão acontece às 20h (horário local; 15h em Brasília), com a presença de cardeais e autoridades da Santa Sé.

A missa de corpo presente será celebrada neste sábado, às 10h (5h em Brasília), e dará início ao Novemdiales — tradição de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.

Em seguida, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, fora dos muros do Vaticano, local escolhido por Francisco para seu sepultamento. O papa costumava rezar no santuário antes e após cada viagem apostólica.

Concluídos os ritos fúnebres, o Vaticano iniciará o conclave para a escolha do novo líder da Igreja Católica.

Fonte: Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo