Lula felicita Trump após apoiar Kamala: “A democracia deve ser respeitada”
Publicado em 06/11/2024 às 10:35
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Donald Trump pela sua vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos. Na manhã desta quarta-feira (6), Lula compartilhou uma mensagem em suas redes sociais reconhecendo o triunfo do republicano e enfatizando que “a democracia precisa ser respeitada”.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e pelo retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e deve ser sempre respeitada. O mundo necessita de diálogo e de trabalho conjunto para alcançar mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, publicou o presidente do Brasil em seu perfil na rede social X.
Durante a campanha eleitoral norte-americana, Lula havia manifestado apoio a Kamala Harris e criticado Trump em diversas ocasiões. Em julho, ao comentar o debate presidencial, Lula chamou Trump de “mais agressivo e mais mentiroso” em uma entrevista à Rádio Sociedade de Salvador (BA), após um desempenho abaixo do esperado de Biden no evento.
Em outro momento da corrida eleitoral, em novembro, Lula afirmou torcer pela vitória de Kamala Harris, criticando Trump ao mencionar “fascismo e nazismo” e destacando os eventos do ataque ao Capitólio em 5 de janeiro de 2021. Em uma entrevista à TV francesa TF1, Lula afirmou que a vitória de Kamala seria “mais segura” para a democracia.
Fonte: IG