Lula conversa com Putin e depois fará exames na cabeça em Brasília

Publicado em 22/10/2024 às 14:02

Compartilhe

brasil-21-06-ft-Ricardo-Stuckert-Divulgacao-presidente-Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente Lula (PT) realizará exames na cabeça na manhã de hoje, após ter sofrido uma queda no banheiro e batido a nuca no último sábado (19).

Lula deve se dirigir ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, por volta das 10h. De acordo com o cardiologista Roberto Kalil Filho, que o acompanha, o presidente apresentou uma pequena hemorragia cerebral, sendo necessário verificar se houve novos sangramentos. O hospital não confirmou o horário exato do exame.

Antes de seguir para os exames, Lula conversou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin. Lula iria participar da cúpula dos BRICS na Rússia nesta semana, mas cancelou a viagem por recomendação médica, devido à necessidade de evitar longos deslocamentos. A ligação durou cerca de 20 minutos, durante a qual Putin demonstrou preocupação com a saúde de Lula e lamentou sua ausência na reunião. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), Lula deverá participar da cúpula por videoconferência.

Há expectativa de que Lula participe da cúpula dos BRICS na quarta-feira (23) de forma virtual. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está coordenando a participação de Lula na reunião, conforme afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após encontro com o presidente na segunda-feira (21). Um dos temas que será discutido é a possível adesão da Venezuela ao bloco, algo que o Brasil deve vetar.

Lula classificou o acidente como “grave”, mas ressaltou que não afetou áreas mais sensíveis da cabeça. O presidente foi internado no sábado logo após o acidente e recebeu alta no mesmo dia, após levar pontos. Ele retornou ao hospital no domingo (20) para novos exames.

“Estou me cuidando, porque qualquer coisa na cabeça é séria”, disse Lula em conversa com Luiz Caetano (PT), candidato à Prefeitura de Camaçari (BA), divulgada nas redes sociais. “Os médicos disseram que preciso esperar três ou quatro dias para entender os danos causados pela batida.”

Ontem, Lula realizou apenas reuniões internas com ministros, após reorganizar sua agenda devido ao cancelamento da viagem à Rússia. Hoje, além do telefonema com Putin, tem apenas um compromisso oficial com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Agenda e preocupações futuras

Ainda não há definição sobre viagens nacionais. Antes do acidente, esperava-se que Lula fosse a São Paulo após seu retorno da Rússia, para votar em São Bernardo do Campo (SP) e participar do último comício do deputado Guilherme Boulos (PSOL), que concorre à prefeitura da capital paulista.

O Palácio do Planalto tem se preocupado em preservar a imagem de Lula como saudável. Após a divulgação do boletim médico, surgiram questionamentos nas redes sociais, principalmente de opositores, sobre sua idade, já que o presidente completa 79 anos no final deste mês.

Detalhes sobre o ferimento

O boletim médico de domingo informou que Lula sofreu um “ferimento corto-contuso na região occipital”. Essa região está localizada na parte posterior do crânio, na base da cabeça, e é uma área crucial para a visão, conforme explica o neurocirurgião Jamil Farhat Neto. É onde está o córtex visual, responsável pelo processamento das informações enviadas pelos olhos.

Ferimentos corto-contusos ocorrem quando uma contusão (machucado) resulta em um corte na pele. A gravidade do ferimento depende da profundidade do corte, da área atingida e dos possíveis danos internos. Se o ferimento for superficial, o tratamento é simples, mas se for profundo, afetando os ossos do crânio ou causando sangramento interno, o caso pode ser mais grave e requerer cuidados intensivos, incluindo a possibilidade de cirurgia.

fonte: UOL

Veja também

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas