GASTRONOMIA

Gastronomia

Lombinho suíno assado, fatiado e entremeado com presunto e queijo

Publicado em 07/03/2023 às 14:44

Compartilhe

padrão-gastronomia

Esta foi a iguaria que levei para nossa ceia de Natal, neste ano reunidos no apartamento de minha filha. Minha tradição é sempre preparar um “bacalhau espiritual”, mas desta vez resolvi inovar, e um corte suíno sempre é bem-vindo, certo?

12 pessoas iriam participar da confraternização, então comprei 2 peças de lombinho congelado, cada uma com 1,2 kg, aproximadamente. Deixei-as descongelando na geladeira durante umas 48 horas.

Já descongeladas coloquei-as numa travessa e temperei-as com sal, pimenta do reino, lemon pepper, pasta caseira de alho e cebola, molho teriyaki e suco de 2 limões.. Fiz algumas perfurações com uma faca de ponta fina para que o tempero fosse bem absorvido pela carne de porco. Passei cada lombinho para um saco de celofane próprio para assar, junto com metade da marinada, fechei-os bem e levei-os para a geladeira, deixando-os ali por 24 horas.

No sábado de Natal, pela manhã, tirei os pacotes da geladeira e coloquei os lombinhos numa assadeira de vidro ainda dentro dos sacos para assar, junto com a marinada e coloquei-os no forno pré-aquecido a 200°, onde ficaram por 2 horas. Após esse tempo, tirei-os dos sacos de celofane, deitei-os na assadeira, reguei com o caldo formado e deixei-os ainda no forno ligado por mais meia hora, para dourarem.

Na sequência retirei-os do forno para esfriar. Quando ficou morno, fatiei cada um deles e, entre cada duas fatias, coloquei uma de queijo muçarela e uma de presunto cozido. Feito isso os cobri e reservei. Com parte do caldo que se formou durante a cocção preparei um molho, adicionando o suco coado de 4 laranjas peras e molho shoyu, servido separadamente de modo a que cada participante utilizasse a seu gosto.

Uma hora antes de servir acendi o forno novamente e coloquei a assadeira para aquecer a carne e o presunto, assim como para derreter o queijo. Os acompanhamentos foram arroz colorido e creme de milho. Modéstia à parte tudo estava delicioso, todo mundo adorou!

Veja também

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas

Últimos artigos de Gastronomia

Sopa de letrinhas       

Arroz de costela bovina

Filé de peixe no forno   

Receita de Arroz a piemontese

Receita de Trouxinhas de mortadela, ricota e nozes