Limpeza de rio e córregos vai reduzir riscos de enchentes em Marechal
Publicado em 02/07/2017 às 10:48
Melhorar a vazão da água de chuvas e evitar transbordamentos e enchentes em Marechal Floriano. Esse é o objetivo da Prefeitura, que vai fazer a limpeza e desobstrução das margens do Rio Jucu e dos córregos que percorrem a cidade.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sérgio Luiz Ferreira, o Córrego Batatal, localizado no centro da cidade, já começou a ser limpo devido à grande quantidade de casas em suas margens. A previsão é de que em 20 dias, após os trâmites legais do licenciamento, a limpeza seja estendida para o Rio Jucu.
“Faremos o desassoreamento de todos os córregos e do Rio Jucu como uma ação preventiva, a fim de evitar inundações no município. No Rio Jucu, a limpeza será feita em uma extensão de quase dois quilômetros, a partir do centro da cidade em direção ao Viradouro, em Poço Fundo”, destacou Sérgio Luiz.
A limpeza não vai interferir no leito do rio, evitando seu estreitamento e possíveis impactos ambientais. “É uma ação quase artesanal, retirando das margens do Rio Jucu os dejetos acumulados, o lixo jogado pela população e as folhagens”, acrescentou o secretário.
RESPONSABILIDADES – A limpeza do Rio Jucu e de seus mananciais são realizadas em intervalos periódicos em Marechal Floriano devido ao crescimento da vegetação nas margens do rio e do acúmulo de lixo e objetos. Apesar disso, a Prefeitura da cidade alerta para a importância da consciência ambiental no descarte do lixo.
“Quando realizamos essas limpezas, recolhemos garrafas pets, móveis, pneus, entre outros objetos. É fundamental que a população evite esse tipo de poluição para que o rio tenha uma vazão mais rápida e não ocorra inundações”, salientou o secretário Sérgio Luiz Ferreira.
O prefeito, Cacau Lorenzoni, acrescentou que a iniciativa de reduzir os riscos de transtornos se soma ao trabalho da Administração no rumo de buscar sempre a qualidade de vida na cidade.