Lidiney Gobbi é empossado prefeito e anuncia secretariado formado por sete mulheres
Publicado em 02/01/2025 às 10:24
Texto: Bruno Caetano e Julio Huber / Fotos: Cícero Modolo
Deixando de lado a sua tradicional camisa azul, Antônio Lidiney Bobbi (PP) foi empossado prefeito de Marechal Floriano, durante um evento que reuniu lideranças políticas e moradores do município. Mas, o azul não deixou de compor seu look. Mesmo de camisa branca, o novo prefeito usou gravata e terno azuis, cor que é a marca de seu visual diário.
Além de Lidiney, o vice-prefeito Paulo Lovatti Júnior (PL) e os 11 vereadores eleitos também tomaram posse, em um evento no Ginásio de Esportes Paulo Antônio Lorenzoni, na sede. A solenidade marcou o início de um mandato de quatro anos e reuniu autoridades, lideranças políticas e a população local, que encheu o ginásio. A cerimônia contou também com a participação dos 11 vereadores eleitos para a 19ª legislatura da Câmara de Vereadores.
Lidiney, eleito no dia 2 de outubro com 4.087 votos (36,60% dos válidos), assume o cargo aos 62 anos. Com experiência consolidada de gestão pública, Lidiney já exerceu os cargos de vereador, secretário de Agricultura e prefeito do município no período de 2013 a 2016.
O novo prefeito recebeu as chaves da prefeitura das mãos do ex-secretário de Obras do município, Antonio Malini, que representou o até então prefeito Cacau Lorenzoni. Em seu primeiro discurso, o prefeito reafirmou as prioridades de sua administração, destacando a importância de fortalecer parcerias e promover uma gestão eficiente e transparente.
“Nosso município tem potencial para crescer, e isso passa pelo fortalecimento de parcerias. Vamos buscar apoio estadual e federal, além de investidores que acreditem no futuro de Marechal”, afirmou o prefeito.
Ele também destacou o compromisso de governar com proximidade e diálogo com a população. “Meu compromisso é trabalhar todos os dias para honrar a confiança de cada cidadão que acreditou em nosso projeto. Vamos governar com transparência, diálogo e proximidade com as pessoas”, garantiu.
Entre as principais pautas apresentadas, Lidiney citou a reforma administrativa como prioridade, ressaltando o papel estratégico da Câmara de Vereadores na análise e aprovação das mudanças. “A reforma administrativa está entre as nossas prioridades. Esta Câmara de Vereadores eleita terá um papel fundamental na análise e aprovação dessa estrutura, necessária para modernizar e melhorar a gestão pública”, disse.
Outro ponto destacado foi a valorização do funcionalismo público, com foco em melhorias salariais e condições de trabalho. “Mais de 20 anos se passaram sem haver uma reestruturação adequada para valorizar esses trabalhadores, e isso vai mudar”, enfatizou.
A nova gestão se comprometeu ainda a trabalhar para os servidores públicos receberem reconhecimento à altura de sua dedicação. “Nosso plano inclui a valorização do funcionalismo público, com melhorias salariais que reflitam o esforço e a dedicação de quem trabalha diariamente para manter os serviços essenciais do município”, reforçou.
O evento contou com a presença de lideranças locais e estaduais, incluindo autoridades como Flávio Wruck, assessor do deputado estadual Adilson Espíndula; Reinaldo Werneck, assessor da deputada estadual Raquel Lessa; Antônio Carlos Malini, ex-secretário de Obras do município; Eduardo José Ramos, prefeito de Domingos Martins; major Ednei Balbino de Souza, comandante da 6ª Companhia Independente da PM; Roziana Costa, presidente da OAB da 20ª Subseção; e sargento Wagner, vice-prefeito de Domingos Martins.
Sete mulheres assumem secretarias municipais
Depois do momento solene da posse, o prefeito Lidiney Gobbi se reuniu com seus secretários, que até então não haviam sido anunciados. A reunião com sua nova equipe durou das 18h às 22h de ontem, quando foram oficialmente anunciados os nomes que formam o primeiro escalão da prefeitura.
Das 14 secretarias anunciadas, considerando a chefia de gabinete e a procuradoria, que têm status de secretaria, a metade é formada por mulheres. O prefeito ainda não divulgou quem assumirá a Secretaria Municipal de Administração.
“Ao ser eleito com quase 36,60% dos votos, entendo que houve um clamor da população me chamando para atuar novamente à frente deste município que eu tanto amo. Diante disso, serão realizadas mudanças para que a minha gestão que começa hoje (1º), faça o melhor para todos de Marechal Floriano. O meu compromisso é fazer um governo que dê dignidade e orgulho para todos os munícipes, com ajustes quando necessário, para melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida dos florianenses”, disse o prefeito.
Conheça os secretários:
Chefe de Gabinete – Antenor Ferdinando Lemke Stein
Procurador geral – Aloisio Lira
Secretária de Finanças – Maria Lucia de Padua Koehler
Secretária de Educação – Adenilde Stein
Secretária de Controle Interno – Marília da Penha Trarbach
Secretária de Saúde: Maria Arlete Novaes Moraes Silva
Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos – Simone Catarina Lemke Cancillieli
Secretária de Transporte Interior – Erenilda Kuster Zambom
Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sueli Huber Oliveira
Secretário de Obras e Serviços Urbanos – Thiago Freitas do Rosário
Secretário de Planejamento e Gestão Estratégica – Jefferson José Juliatti dos Santos
Secretário de Agricultura – José Rodolfo Krohling
Secretário de Cultura e Turismo – Enildo Antonio Cardoso
Secretário de Esportes – Jarbas Rocha