Leilão da BR-262: uma novela que está virando uma lenda

Publicado em 20/02/2022 às 17:15

Compartilhe

leilao-da-br-262

Texto e Foto: Julio Huber

Já caiu no descrédito a duplicação da BR-262, que liga o Espírito Santo a Minas Gerais. O mais recente capítulo dessa novela que se arrasta há cerca de 20 anos foi cancelado, pela terceira vez consecutiva, através do edital de concessão da rodovia, que também integrava o trecho mineiro e a BR-381, conhecida como a Rodovia da Morte, em Minas Gerais, e que ocorreria em fevereiro.

De acordo com um comunicado do Ministério da Infraestrutura, o processo licitatório foi suspenso e “será remodelado para garantir investimentos robustos, com tarifas justas e com mecanismos modernos que contemplem todas as obras do trecho”. A decisão foi votada em reunião extraordinária, com os membros da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Ainda sem uma previsão para o lançamento do novo edital, o Ministério informou que “o modelo será aprimorado e adaptado nos próximos meses, a exemplo do que ocorreu anteriormente, quando foram adicionados mecanismos para mitigação de riscos”.

Do ponto de vista técnico, o Ministério da Infraestrutura afirmou que o projeto de concessão da rodovia exige investimentos robustos que solucionem lacunas consideráveis no passivo de infraestrutura. “Os técnicos do Ministério da Infraestrutura seguem debruçados no estudo para garantir um leilão bem-sucedido e compatível com o ativo. O Governo Federal trabalha também para que as tarifas praticadas pela futura concessionária sejam justas para todos os setores, em especial os usuários das rodovias”, informou.

De acordo com uma reportagem do jornal Valor Econômico, a pasta teria detectado que nenhuma empresa apresentaria proposta. “Quatro grupos vinham estudando a concessão: o fundo Pátria, a CCR e as espanholas Acciona e Sacyr. Porém, eles sinalizaram nos últimos dias ao governo que a conta não fechava, além de considerarem uma série de riscos em assumir a rodovia. O rompimento de um maciço em plena BR-381 no município de Nova Era (MG), em meio às fortes chuvas de janeiro e causando o ‘estouro’ do asfalto, gerou imagens impactantes e lembrou os investidores dos riscos geológicos envolvidos no projeto”, destacou a reportagem.

O edital prevê a concessão de 670 quilômetros de extensão, que juntava a BR-381 e a BR-262. Eram previstos R$ 7,3 bilhões em investimentos. Entre as principais exigências estavam 402 quilômetros de duplicação, 228 quilômetros de faixas adicionais, 125 correções de traçado e 40 passarelas.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido