GASTRONOMIA

Gastronomia

Lasanha de cogumelos e espinafre

Publicado em 27/12/2021 às 16:01

Compartilhe

padrão-gastronomia

Aqui, no município de Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo, há alguns produtores de cogumelos Paris. É possível adquiri-los diretamente no local da produção, ou seja, fresquíssimos! 

Várias são as possibilidades de prepará-los: recheados com ricota e nozes (aqueles grandões…), estrogonofe, saladas, sopas e muito mais!

Eu resolvi fazer uma lasanha e, para dar um “toque” a mais de sabor, elaborei o molho branco, imprescindível, agregando espinafre a ele: todos que a experimentaram acharam que foi uma boa idéia!

Então, na véspera, preparei um molho de tomates usando 12 unidades do tipo italiano, sem pele e sem sementes. Refoguei-os em azeite com uma colher de sopa de pasta caseira de cebola e alho (bato no liquidificador 300 g de alho, 300 g de cebola branca descascados e azeite – não adiciono sal – e guardo num vidro grande na geladeira), adicionei uma colher de sobremesa de sal, uma de lemon pepper e 2 copos de água, deixando-os cozinhando, mexendo de vez em quando, até dissolvê-los e ficar espesso. Quando ficou pronto guardei na geladeira.

Em seguida passei um pano em cada um dos 500 g de cogumelos Paris frescos, fatiei-os e também os refoguei em azeite e uma colher de sobremesa da mesma pasta caseira de cebola e alho citada anteriormente, mais uma colher de chá bem cheia de sal. Reservei na geladeira, inclusive o caldo formado.

No dia seguinte refoguei, da mesma forma, as folhas de 2 maços de espinafre. Confeccionei o molho branco em outra panela: fritei, em 2 colheres bem cheias de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, mexendo bem para não formar grumos e até o sabor do trigo desaparecer, sem deixar a mistura escurescer. Adicionei 1 litro de leite integral e o conteúdo de um potinho de creme de ricota, ralei um pouco de noz moscada e corrigi o sal (a manteiga já tem sal…). Deixei cozinhando até espessar e, então, coloquei junto o espinafre refogado. Processei a mistura até ficar bem homogênea.

Fritei, ainda, em uma frigideira, 250 g de bacon fatiado e cortado em tiras, e reservei.

Iniciei a montagem da lasanha: forrei o fundo de uma assadeira de vidro (ou cerâmica) com uma camada do molho de tomates e cogumelos, por cima coloquei algumas fatias de massa para lasanha (aquela que vai direto ao forno!), cobri com o creme de espinafre, sobre ele fatias de queijo mussarela, novamente massa de lasanha, mais uma de molho de tomates e cogumelo, espalhei o bacon sobre esta, depois repeti a sequência até que a última camada foi com creme de espinafre. 

Salpiquei bastante queijo parmesão ralado e coloquei no forno pré-aquecido a 200° C, deixando por 20 minutos até gratinar. Ficou muito saborosa, quem provou aprovou! Buon appetito!

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Arroz a piemontese

Receita de Trouxinhas de mortadela, ricota e nozes

Receita de Nhoque de inhame

Receita de Escondidinho de fruta-pão, ervilhas e frango desfiado

Receita de “Falso” pudim de morangos