José Luiz Pimenta é o novo presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante
Publicado em 01/01/2017 às 10:40
Venda Nova do Imigrante tem oficialmente novos dirigentes políticos. Tomaram posse nesta manhã (1º) os nove vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos em outubro de 2016. Também foi escolhida a Mesa Diretora e definida as composições das comissões permanentes da Câmara. Todo o evento de Posse foi acompanhado por autoridades e por grande número de vendanovenses que vieram prestigiar o momento.
A Cerimônia, que ocorreu na Câmara, começou por volta das 9h30. Conforme determina a Lei Orgânica do Município, coube ao vereador com mais idade, José Luiz Pimenta de Sousa, presidir a Sessão até a eleição da Mesa Diretora. Como presidente, foi Pimenta quem, juntamente com o secretário interino da Mesa, Francisco Carlos Foletto, verificou o atendimento aos requisitos para posse dos vereadores eleitos.
Realizada esta etapa, cada vereador ouviu o seguinte juramento: “Prometo cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, observar fielmente as leis, desempenhar com lealdade o mandato que me foi confiado e trabalhar pelo progresso do município e bem-estar do seu povo”. Depois, um a um, eles ergueram o braço direito e declararam “assim o prometo”.
Com o juramento e verificação dos requisitos, todos os vereadores eleitos foram declarados empossados e agora compõem a 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante.
Disputas para Mesa Diretora e comissões tiveram chapas únicas
Na segunda parte da Sessão de Posse, quando é eleita a Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2017/2018, os vereadores não precisaram optar por mais de uma chapa cadastrada. Isso porque os legisladores que concorreriam na chapa de número 02 requereram, ainda neste dia primeiro, sua retirada de pauta.
Na votação, a chapa restante foi eleita por sete votos favoráveis e dois contrários, dos vereadores Tiago Altoé e Domingos Sávio Filete. Com a eleição, a Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2017/2018 terá a seguinte composição:
Presidente: José Luiz Pimenta de Sousa
Vice-Presidente: Marco Antônio Grillo
Primeiro-Secretário: Francisco Carlos Foletto
Segunda-Secretária: Adriana Aparecida Uliana
“A presidência da Câmara será conduzida com muito compromisso. Acho que isso é fundamental. Apesar de a Mesa Diretora ser composta por quatro vereadores, todas as ações que a Mesa decidir terão participação dos demais vereadores eleitos”, comentou José Luiz Pimenta.
Na sequência, a única chapa inscrita com os candidatos a membros das comissões permanentes foi à votação e levou as comissões à seguinte formação:
Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final:
Adriana Aparecida Uliana
Francisco Carlos Foletto
Marco Antônio Grillo
Comissão de Finanças e Orçamento:
Marco Antônio Grillo
Gilberto Bravim Zanoli
Neucimar Barbosa Silva
Comissão de Obras e Serviços Públicos
Gilberto Bravim Zanoli
Neucimar Barbosa
Tiago Altoé
Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e Assistência Social:
Francisco Carlos Foletto
Marcos Antônio Torres Nascimento
Domingos Sávio Filete
Entrega das chaves do Município
Uma das últimas partes da Sessão foi a posse do prefeito eleito, Braz Delpupo, e do vice-prefeito eleito, João Paulo Schettino Mineti. Os dois assinaram os termos de posse e fizeram os primeiros discursos como titulares de seus cargos. Em suas falas, citaram os desafios que estão por vir e falaram sobre como pretendem governar.
O ex-prefeito, Dalton Perim, também participou a Sessão e teve momento reservado na Tribuna da Câmara para falar sobre seu governo, que se encerrou. Ao final de sua fala, Perim passou a Braz Delpupo as chaves da Prefeitura, momento simbólico que representa a passagem da responsabilidade pelo município.
A Sessão ainda teve falas, na Tribuna, dos vereadores empossados e terminou por volta das 13h.