Jiboia é resgatada pela Polícia Ambiental em Afonso Cláudio
Publicado em 09/03/2017 às 11:31
A procura de alimento, um filhote de cobra Jiboia circulou as margens do Rio Guandu, que corta o centro de Afonso Cláudio. Por um bom tempo ela foi acompanhada por moradores até a chegada da Polícia Ambiental, que a capturou, quando ela iniciava sua refeição da tarde.
Medindo aproximadamente um metro e meio, a serpente já estava com um frango na boca, mas antes, ela já havia dado o abraço mortal em sua presa. Quando o cabo Marcelo, da Polícia Ambiental, chegou ao local, já havia algumas pessoas o aguardando para o resgate.
Utilizando de habilidades e equipamentos específicos para a ação, Marcelo conseguiu capturá-la com segurança e com a preocupação de mantê-la bem, fisicamente. A jiboia, que é uma subespécie menor que a sucuri, foi levada para análise de um biólogo e solta em seguida.
O biólogo José Maria atestou que a jiboia da espécie “Boa Constritora” estava com boa saúde e, a seguir, acompanhou o cabo Marcelo na soltura do animal em lugar seguro, longe da cidade. Essa serpente chega ao tamanho máximo de dois metros.
No Brasil, a jiboia (Constritora-Amarali) é a segunda maior cobra, perdendo para a sucuri, que é encontrada na Mata Atlântica, restingas, mangues, no cerrado, caatinga e Floresta Amazônica. A encontrada nesta quarta-feira (08) é a jiboia constritora, que chega a dois metros, com uma força descomunal.