VIDA SAUDÁVEL

Vida Saudável

Jejum intermitente faz mal? Saiba mais sobre essa técnica

Publicado em 08/08/2018 às 12:42

Compartilhe

Bastante popular atualmente, o Jejum Intermitente é um método que consiste em alternar entre períodos de alimentação e momentos de jejum e que ganhou destaque em capas de revista, blogs, sites e até mesmo em grupos de Facebook, sendo bastante procurado principalmente por pessoas que querem perder peso.

Apesar da popularidade do método e da facilidade em encontrar informações sobre ele em livros, textos, vídeos e tutoriais de internet, ele pode ser perigoso quando feito sem acompanhamento profissional. A nutricionista Thais Lima A. C. De Souza explica que o Jejum Intermitente é uma estratégia indicada por nutricionistas e outros profissionais da saúde para pacientes que estão em algum tipo de tratamento, como perda de peso ou redução de insulina, mas que “nunca é a primeira opção de tratamento, uma vez que exige mais disciplina, acompanhamento e o preparo correto”.

A profissional ainda destaca que “a possibilidade de fazer jejum intermitente precisa ser avaliada individualmente, uma vez que existem diversos fatores que precisam ser estudados. Em casos em que há restrições alimentares, resistência insulínica ou o chamado efeito platô (quando não se perde e nem ganha peso), por exemplo, o efeito é benéfico”.

Para alguns, pode até parecer simples restringir a alimentação por um período, mas a técnica exige uma mudança na dieta para que o corpo consiga ficar horas sem alimentos de forma saudável. “Apesar de muitas pessoas fazerem o jejum todos os dias e sem acompanhamento, isso não é recomendado, uma vez que pode trazer danos à saúde”, explica a nutricionista. “É perigoso porque, ao ficar sem alimentação todos os dias por cerca de 16h, o corpo fica desnutrido e começam a aparecer intercorrências como anemia, desmaio e dores de cabeça”.

Como funciona o Jejum Intermitente

Thais Souza explica que o Jejum Intermitente existe em dois protocolos: um de 24 horas e outro de 16 horas de restrições, sendo o último o mais eficaz e recomendado por especialistas. Em suas consultas, a nutricionista costuma indicar pausas das 20h às 12h do dia seguinte, ou das 15h às 8h da manhã para pacientes que sentem dificuldade em começar o dia sem uma alimentação adequada, mas ressalta que “é importante também fazer pausas. O jejum pode ser realizado de duas a três vezes por semana e deve-se esperar pelo menos 24 horas entre um período e outro”.

Antes do período de jejum, Thais ressalta a importância de consumir calorias suficientes para que o organismo consiga ficar sem comida durante horas. “A alimentação antes do jejum precisa ser rica em gorduras boas e proteínas. Os pacientes podem consumir alimentos como abacate, legumes, verduras, azeite e sementes. É importante também se manter muito hidratado”. Segundo ela, é recomendado consumir cerca de 300mL de água por hora. “Café e chá, apenas puros ou com adoçantes, sempre dando preferência às opções naturais”.

Quem pode fazer o Jejum Intermitente

Boa opção para quem busca qualidade de vida, o Jejum Intermitente permite que o organismo trabalhe sozinho, podendo ajudar na perda de peso e no controle de insulina, mas precisa ser realizado com orientação médica. A nutricionista explica que “a triagem antes de começar o jejum precisa ser bem avaliada”.

Gestantes e pacientes com doenças pré-existentes como diabetes (tipo 1 ou 2 ), hipoglicemia, alterações na tireoide, distúrbios alimentares, pessoas que sentem muita fome, sofrem com distorção de imagem, baixo peso e hipertrofia são desencorajados a seguir a técnica, uma vez que ela pode trazer riscos à saúde e causar problemas como a compulsão por comida. Antes de iniciar o tratamento, portanto, é imprescindível realizar exames como tireoide, função renal, colesterol, insulina, glicemia.

Veja também

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas

detran

Detran|ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

estudante freepik

Espírito Santo alcança seu melhor desempenho na OBMEP 2024

Últimos artigos de Vida Saudável

Doença do ombro congelado atinge mais pessoas entre 40 e 60 anos de idade

Novos tratamentos revolucionam o cuidado de pacientes com dores crônicas

Homens 40+ sofrem com a queda na produção de testosterona

Entenda os tipos de diabetes e como eles afetam a sua saúde

Síndrome Miofascial tem afetado mais jovens pelo uso excessivo de tablet