Itália pede a Israel que espere para atacar Rafah

Publicado em 27/02/2024 às 11:13

Compartilhe

mundo-27-02-Reproducao-Instagram-RT

A Itália pediu para Israel adiar um possível ataque contra Rafah, cidade mais meridional da Faixa de Gaza e que concentra  1,5 milhão de pessoas, muitas delas refugiadas de outras regiões do enclave palestino.

“Estamos trabalhando de maneira discreta e até fora do radar, inclusive com muitos países árabes e do G7, para chegar a uma interrupção dos combates em Gaza e permitir ajudas à população civil”, disse o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, em entrevista a uma rádio local.

“Pedimos para [Israel] esperar o ataque em Rafah, espero que, de um lado e de outro, escutem as mensagens de bom senso”, acrescentou.

Rafah fica na fronteira com o Egito e, no caso de uma incursão israelense em larga escala, seus moradores provavelmente não teriam mais para onde escapar.

“Uma ofensiva na cidade não seria apenas aterrorizante para mais de 1 milhão de civis palestinos que estão refugiados ali, mas também representaria o último prego no caixão dos nossos programas de ajuda”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em reunião do Conselho de Direitos Humanos em Genebra.

“Rafah é o centro das operações de ajuda humanitária” , acrescentou o português, reiterando o apelo por um “cessar-fogo e a libertação imediata e incondicional de todos os reféns”.

No último domingo (25), as Forças de Defesa de Israel (IDF) apresentaram ao gabinete de guerra um plano para evacuar os civis das zonas de combate em Rafah, mas detalhes sobre o deslocamento dos palestinos não foram divulgados.

Fonte: Portal IG/ Foto: Reprodução Instagram RT

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2024-12-26 à(s) 11.10.02_3b1a4e35

Seminarista de Marechal Floriano será ordenado diácono na Catedral Metropolitana de Vitória

Conteúdo patrocinado / Foto: PMMF

Servidores da educação de Marechal Floriano receberam abono salarial de R$ 2 mil

WhatsApp Image 2024-12-20 at 12.18.12

O Governo do Estado destina 13 milhões para revitalizar a Rota dos Lagos, promovendo o desenvolvimento econômico de Venda Nova do Imigrante e Castelo

1110821-tanrg_abr_04032018_7161_1

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

49690

Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025