Italemanha reúne 35 mil pessoas e deixa Marechal Floriano ainda mais conhecido
Publicado em 31/10/2017 às 13:39
Cerca de 35 mil pessoas passaram pelo XXVII Festival Ítalo-Germânico, conhecido popularmente como Italemanha, movimentando o turismo e a economia de Marechal Floriano.
Foram três dias de festa, cultura, tradição e valorização da cultura alemã e italiana, entre 27 a 29 de outubro último. Conforme a organização, no público de cerca de 35 mil pessoas havia pessoas de todo o Estado e até de fora, o que contribui para divulgar o município e suas potencialidades. E o planejamento para o evento do ano que vem já vai começar.
A realização da Italemanha foi da Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento também contou com a colaboração dos empreendedores locais e de todos os moradores para movimentar a economia do município.
“Esta festa celebra as duas culturas que são mais presentes em Marechal Floriano. Foram três dias de muita música, dança, comidas típicas, vinho e chope gelado. A Italemanha 2017 foi preparado com muito carinho e o superou as nossas expectativas. Já queremos planejar o próximo ano”, destaca a secretária Maria Goretti Pereira Pinto.
Além das apresentações dos grupos de danças locais, o festival contou com shows nacionais com Michel Teló, banda The Fevers, a banda Sambô e o show infantil Mundo Bita.
Para o prefeito Cacau Lorenzoni, a Italemanha é um destaque na agenda de eventos Marechal, tanto pelo seu caráter cultural, que celebra as tradições alemãs e italianas e também pelo seu caráter econômico, uma vez que movimenta a cadeia turística.
“Um evento como o Italemanha é positivo para o município, movimenta renda em estabelecimentos como restaurantes, bares, pousadas, hotéis, prestadores de serviço. Gera trabalho e renda. Marechal tem vocação turística, muitas atrações e vamos seguir apostando nesse segmento”, disse Cacau.
Realeza – Uma semana antes da Italemanha (20/10), foi eleita a realeza do XVII Festival Ítalo-Germânico com duas rainhas e uma princesa alemã e uma italiana. Levaram as coroas a Rainha Italiana Luiza Grecco Christo e a Rainha Alemã Kamila Kiefer. Para completar o quarteto de beldades florianenses, a Princesa Italiana Jaqueline Bravim e a Princesa Alemã Gleiciane Maria Khoeler Endlich. As rainhas e princesas têm o compromisso de cuidar do título até o próximo festival, quando vão passar a faixa para as próximas eleitas.