Israel acusa Hamas de descumprir pontos do acordo de trégua

Publicado em 16/01/2025 às 13:25

Compartilhe

guerra freepik

Foto: Freepik

Nesta quinta-feira (16), Israel acusou o movimento palestino Hamas de gerar “uma crise de última hora” ao não cumprir alguns pontos do acordo de trégua em Gaza, anunciado no dia anterior.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que, devido a isso, não convocará seu gabinete para aprovar o cessar-fogo enquanto o Hamas não voltar atrás.

“O Hamas descumpriu partes do acordo alcançado com os mediadores e Israel, em uma tentativa de obter concessões de última hora”, informou o gabinete de Netanyahu em comunicado, destacando que a situação criou “uma crise de última hora”.

Mediação do acordo

Após mais de um ano de negociações estagnadas, os diálogos indiretos entre Israel e Hamas ganharam força nos últimos dias, antes da transição na presidência dos Estados Unidos. O republicano Donald Trump assumirá o cargo na próxima segunda-feira (20), substituindo Joe Biden.

Na noite de quarta-feira (15), países mediadores anunciaram um acordo em três etapas, que prevê uma trégua a partir de domingo, a troca inicial de 33 reféns israelenses por prisioneiros palestinos e o aumento da ajuda humanitária à região. O Conselho de Ministros de Israel deve se reunir nesta quinta-feira para avaliar e votar o acordo, apesar de divergências internas.

O impasse

Segundo o gabinete israelense, o entrave está relacionado aos detalhes da troca de reféns por prisioneiros palestinos. O Hamas teria solicitado escolher individualmente os nomes dos prisioneiros a serem libertados, o que não estava previsto nos termos acordados anteriormente.

No entanto, membros do Hamas negaram as acusações, afirmando às agências Reuters e Associated Press que estão cumprindo os termos do acordo mediado.

Embora Israel tenha sinalizado aceitação inicial do acordo, a aprovação oficial depende do aval do gabinete de segurança e do governo do país. Autoridades israelenses indicaram que ainda há detalhes a serem ajustados, e não está claro se o impasse atrasará o início do cessar-fogo.

Veja também

Designer using a transparent digital tablet screen futuristic technology

Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial

WhatsApp Image 2025-01-16 at 11.11.05

O Governo do Estado publica edital para a revitalização do Radium Hotel em Guarapari

IMG_6589-1

A Setur anuncia participação em feiras nacionais e estaduais para promover o turismo no Espírito Santo

rb_130

TikTok será desativado nos EUA no próximo domingo, segundo portal

Tourism and sightseeing, night view over illuminated St. Peter's Basilica Vatican City, St. Peter's Square with benches for the event

Papa sofre queda no Vaticano e machuca braço direito

guerra freepik

Israel acusa Hamas de descumprir pontos do acordo de trégua

capa

Será sepultado em Domingos Martins comerciante que morreu com variante da doença da “vaca louca”

Laranja-1024x683

Brasil exporta menos suco de laranja, mas faturamento é maior em seis meses