Informações sobre confirmações de coronavírus em Marechal Floriano e Domingos Martins são falsas
Publicado em 19/03/2020 às 15:36
Desde ontem (18), circularam informações em grupos de WhatsApp e em redes sociais de que haviam casos confirmados de coronavírus (Covid-19) em Marechal Floriano e em Domingos Martins. Nenhuma das informações é verdadeira, já que não há casos confirmados da doença nos dois municípios.
A enfermeira sanitarista e responsável pelas coletas de exames do coronavirus em Marechal Floriano, Maria Angélica Signorelle Lavagnoli Rossini, informou que não há casos confirmados no município, e ainda não foi coletado exames de pessoas suspeitas na sala de coleta, que foi montada pela Prefeitura.
Em Domingos Martins, por meio de nota, a Prefeitura e a Vigilância em Saúde informam que até o momento o município não tem casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), porém já há registro de casos suspeitos, que estão em investigação no Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde (Lacen). As amostras ainda não foram processadas, portanto o município está aguardando os resultados.
“As informações que estão circulando nas redes sociais e em grupos de WhatsApp são falsas. A Prefeitura de Domingos Martins faz um apelo a toda a população para que não compartilhe informações falsas. No momento oportuno e havendo real necessidade, o município vai se pronunciar, as informações serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura”, informou em nota.
A nota da Prefeitura ainda destaca que é necessário todos terem responsabilidade e comprometimento na luta para combater o vírus. “A orientação da Vigilância em Saúde é para que as pessoas permaneçam em casa, principalmente idosos, gestantes e crianças. A liberação das aulas não significa a circulação em parques, praças, locais de aglomeração. A orientação é ficar em casa! Sejamos responsáveis conosco e com o próximo”, reforça a nota da Prefeitura.
A Vigilância em Saúde orienta ainda que se a pessoa estiver em estado gripal brando, que fique em casa e entre em contato via telefone com a Vigilância em Saúde: (27) 3268-1354. Em breve outros números serão divulgados para atendimento. Outra orientação é de que o hospital seja procurado apenas em casos de sintomas graves.
VENDA NOVA DO IMIGRANTE – Na última semana, uma pessoa que chegou de uma viagem no exterior apresentou sintomas semelhantes ao do coronavírus em Venda Nova do Imigrante. Após exames nos laboratórios credenciados, o caso foi descartado, no início desta semana.
Estado registra 11 casos confirmados
A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), contabilizou, até o final da tarde de ontem (18), 497 casos notificados com suspeita do novo coronavírus em todo o Estado até o momento. Destes, 114 foram descartados e 11 foram confirmados.
Dos 11 casos confirmados, 10 são da Região Metropolitana e um de Linhares. Os casos notificados são: Região Central (50); Região Metropolitana (413); Região Norte (09); Região Sul (25). Até ontem havia 372 casos em investigação.
Como prevenir
Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.
– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.