Informações sobre confirmações de coronavírus em Marechal Floriano e Domingos Martins são falsas

Publicado em 19/03/2020 às 15:36

Compartilhe

Desde ontem (18), circularam informações em grupos de WhatsApp e em redes sociais de que haviam casos confirmados de coronavírus (Covid-19) em Marechal Floriano e em Domingos Martins. Nenhuma das informações é verdadeira, já que não há casos confirmados da doença nos dois municípios.

A enfermeira sanitarista e responsável pelas coletas de exames do coronavirus em Marechal Floriano, Maria Angélica Signorelle Lavagnoli Rossini, informou que não há casos confirmados no município, e ainda não foi coletado exames de pessoas suspeitas na sala de coleta, que foi montada pela Prefeitura.

Em Domingos Martins, por meio de nota, a Prefeitura e a Vigilância em Saúde informam que até o momento o município não tem casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), porém já há registro de casos suspeitos, que estão em investigação no Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde (Lacen). As amostras ainda não foram processadas, portanto o município está aguardando os resultados.

“As informações que estão circulando nas redes sociais e em grupos de WhatsApp são falsas. A Prefeitura de Domingos Martins faz um apelo a toda a população para que não compartilhe informações falsas. No momento oportuno e havendo real necessidade, o município vai se pronunciar, as informações serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura”, informou em nota.

A nota da Prefeitura ainda destaca que é necessário todos terem responsabilidade e comprometimento na luta para combater o vírus. “A orientação da Vigilância em Saúde é para que as pessoas permaneçam em casa, principalmente idosos, gestantes e crianças. A liberação das aulas não significa a circulação em parques, praças, locais de aglomeração. A orientação é ficar em casa! Sejamos responsáveis conosco e com o próximo”, reforça a nota da Prefeitura.

A Vigilância em Saúde orienta ainda que se a pessoa estiver em estado gripal brando, que fique em casa e entre em contato via telefone com a Vigilância em Saúde: (27) 3268-1354. Em breve outros números serão divulgados para atendimento. Outra orientação é de que o hospital seja procurado apenas em casos de sintomas graves.

VENDA NOVA DO IMIGRANTE – Na última semana, uma pessoa que chegou de uma viagem no exterior apresentou sintomas semelhantes ao do coronavírus em Venda Nova do Imigrante. Após exames nos laboratórios credenciados, o caso foi descartado, no início desta semana.

Estado registra 11 casos confirmados

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), contabilizou, até o final da tarde de ontem (18), 497 casos notificados com suspeita do novo coronavírus em todo o Estado até o momento. Destes, 114 foram descartados e 11 foram confirmados.

Dos 11 casos confirmados, 10 são da Região Metropolitana e um de Linhares. Os casos notificados são: Região Central (50); Região Metropolitana (413); Região Norte (09); Região Sul (25). Até ontem havia 372 casos em investigação.

Como prevenir

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido