Incêndio atinge vila de Pedra Azul, em Domingos Martins
Publicado em 14/09/2024 às 19:45
Texto: Bruno Caetano / Fotos: @fotos_capixaba e @pedraazul.es
Um incêndio atingiu uma área de vegetação na vila de Pedra Azul, em Domingos Martins, e chegou bem próximo de residências. Equipes do Corpo de Bombeiros tiveram trabalho para combater as chamas durante todo o dia de ontem (13), mas a situação é agravada pela seca e pelas altas temperaturas, que facilitam a propagação do fogo.
Além de Domingos Martins, outros municípios do Espírito Santo também enfrentaram incêndios nesta sexta-feira. Cidades como Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Iúna, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, Guarapari e Pancas estão sendo afetadas pelas queimadas, que já mobilizam diversas equipes de emergência.
Segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), equipes do órgão estão atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros no combate às chamas, já que a região faz parte do Parque Estadual da Pedra Azul. O órgão afirmou que estão somando forças para controlar a situação e proteger as áreas afetadas.
O governador Renato Casagrande decretou estado de emergência nesta semana, em resposta ao aumento dos incêndios em todo o Espírito Santo. A medida permite maior agilidade nas ações de combate, incluindo a contratação temporária de pessoal para auxiliar no controle das chamas. Somente em agosto, foram registradas 550 ocorrências de incêndios, e os números continuam subindo em setembro.
Segundo a Defesa Civil, ainda não é possível determinar a extensão da área afetada, já que os focos continuam a se espalhar por diversas regiões. No final da tarde de ontem, bombeiros permanecem em Pedra Azul e as operações se estenderam até que todos os focos de incêndio foram controlados. A população das áreas atingidas é orientada a se manter em segurança.
PARQUE FECHADO – Devido ao incêndio, o Iema fechou o Parque Estadual Pedra Azul (Pepaz) para visitação até a próxima terça-feira (17). De acordo com o órgão, a medida se faz necessária para garantir a segurança dos visitantes, já que os servidores do Iema que atuam no parque estão empenhados no combate ao incêndio que está atingindo a zona de amortecimento da Unidade de Conservação.
“Desde esta sexta-feira (13), um incêndio acomete a vegetação das proximidades do Pepaz. As equipes do Iema e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) estão atuando no local. O fogo está atingindo fragmentos florestais na região, porém, até o momento, não há risco de chegar no parque”, informou o Iema.