Incaper tem planejamento de ações para incentivar aumento na qualidade do café

Publicado em 21/02/2020 às 11:15

Compartilhe

O Espírito Santo é conhecido tanto pela quantidade quanto pela qualidade do café que produz. O Estado é o segundo maior produtor brasileiro, atrás apenas de Minas Gerais, que possui um território mais de dez vezes maior. E para manter a qualidade dos grãos produzidos nas propriedades rurais Capixabas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio da coordenação técnica de cafeicultura e em conjunto com a equipe de qualidade de cafés, planeja diversos eventos, cursos e ações em 2020. 

“O Espírito Santo já é conhecido mundialmente pela produtividade de café. Os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural que o Incaper desenvolve há vários anos contribuem significativamente para esse dinamismo na produção e produtividade dos cafés capixabas. Agora o Estado caminha rumo à melhoria da qualidade. Nossos cafés já são bebida superior, reconhecida e premiada internacionalmente. Nosso objetivo é não apenas manter, mas elevar a qualidade da cafeicultura capixaba”, disse Abraão Carlos Verdin Filho, pesquisador do Incaper e coordenador técnico de cafeicultura.

E justamente visando a melhoria da qualidade, a coordenação técnica de cafeicultura do Incaper traçou um planejamento de ações para 2020. Logo em abril, estão previstos treinamentos em café arábica, numa parceria do Incaper com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em maio, mês do início oficial da colheita do conilon, será realizado o já tradicional evento de lançamento da colheita do café conilon, juntamente com o 12° ano consecutivo do Noroeste Conilon.

Em agosto, além dos cursos em cafeicultura de arábica e conilon, será realizado também o IV Concurso de Qualidade e II Expoconilon. No mês seguinte, setembro, Brejetuba sedia o Simpósio de Cafés Especiais.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Novembro é um mês tradicionalmente importante para a cafeicultura capixaba por conta da realização da Semana Internacional do Café (SIC). Na última edição do evento, o conilon capixaba sagrou-se campeão, pelo segundo ano consecutivo, numa competição internacional de qualidade, a Coffee of the Year (COY). O arábica também teve excelente resultado, conquistando o segundo lugar. Essas conquistas são apenas alguns exemplos do reconhecimento da cafeicultura capixaba durante a SIC.

Ainda em novembro deve ser realizado o Congresso Brasileiro de Pesquisas de Café, com a participação direta de vários servidores do Incaper e também com publicações de vários trabalhos. O ano de 2020 termina com um Concurso Estadual de Cafés, previsto para dezembro. Outras ações de âmbito municipal estão previstas para serem realizadas ao longo do ano. Para conhece-las, acesse o calendário de eventos do Incaper.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido