Incaper lança orientações sobre cafeicultura sustentável para café arábica

Publicado em 30/10/2020 às 19:52

Compartilhe

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou recentemente materiais técnicos que abordam informações a respeito de práticas agrícolas para a sustentabilidade na produção de cafés arábica no Espírito Santo. Trata-se da cartilha intitulada “Cafeicultura Sustentável: Boas Práticas Agrícolas Para o Café Arábica” e do folder sobre “Boas Práticas de Produção para o Café Arábica no Espírito Santo”, disponíveis no site da Biblioteca Rui Tendinha.

A produção dos conteúdos técnicos contou com o apoio do Consórcio Pesquisa Café e com a Café das Montanhas do Espírito Santo (Brasil). A cartilha contempla as boas práticas agrícolas de campo, incluindo detalhes importantes como amostragem de solo; calagem e adubação dos cafeeiros; análise foliar; poda dos cafés; principais pragas e doenças; técnicas de conservação de solo e de água, além de renovação de lavouras. No mesmo material estão contidas informações a respeito das boas práticas durante a colheita e a pós-colheita do arábica e da análise sensorial dos cafés.

O folder, por sua vez, traz orientações como a demarcação dos talhões; amostragem de solo; tipos de calagem e adubação; poda do cafeeiro; análise foliar; e conservação de solo e da água, que são etapas fundamentais para a sustentabilidade dos cafés arábica.

A diretora técnica do Incaper, Sheila Posse, lembrou que, especificamente na cafeicultura, o Instituto tem disponibilizado tecnologias sustentáveis de produção, colheita e pós-colheita aos cafeicultores de arábica que produzem o Café das Montanhas do Espírito Santo nas regiões serrana, noroeste e Caparaó. “Isso tem proporcionado o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do café capixaba”, disse.

 

Veja também

politica-29-07-foto-Divulgacao-TSE-cadeirante

Voz criada por IA fará parte do atendimento inclusivo nas eleições municipais de 2024

esporte-29-07-Wander-Roberto-Time-Brasil

Brasil vence o Quênia em estreia no vôlei feminino em Paris

policia-29-07-ft-gov-es

Fiscalização autua transporte sem documentação fiscal em R$ 20,4 mil

Inclusao-Digital

Marechal Floriano inaugura Ponto de Inclusão Digital para acesso ao judiciário

noite-alema-1

Noite Alemã em Marechal Floriano terá gastronomia e encontro nacional de grupos de danças

Festa-do-Morango

Um banquete de sabores com morangos nas montanhas

200-celulares

Mais de 200 celulares são recuperados na primeira etapa do Projeto Recupera

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário