IJSN participa de fórum para revisão do PDM de Santa Teresa

Publicado em 26/04/2019 às 11:00

Compartilhe

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou nesta quinta-feira (25) do I Fórum Municipal de Política Territorial de Santa Teresa, na região Serrana do Estado. Na ocasião, a coordenadora de estudos territoriais do IJSN, Letícia Tabachi, proferiu palestra sobre os instrumentos da política urbana.

O município deu início, durante o evento, ao processo de reformulação do seu Plano Diretor Municipal (PDM), que contará com apoio e orientação do IJSN. O PDM é um instrumento legal que visa orientar a ocupação ordenada do solo urbano, com vistas à preservação da natureza e da memória, observando os interesses coletivos e particulares.

O Diretor Presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas, compôs a mesa de honra do evento e destacou a tradição do Instituto em estudos voltados ao desenvolvimento urbano, com foco atualmente no Desenvolvimento Regional. “O governador Renato Casagrande nos incubiu da missão de cuidar da construção dos planos de Desenvolvimento Regional para as microrregiões capixabas, numa parceria com as secretarias de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fapes ecom a sociedade. O IJSN tem a expertise do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), construído para a Região Metropolitana no âmbito do Comdevit (Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória), cuja secretaria executiva e presidência são de responsabilidade do IJSN”, pontuou.

Ele elogiou a iniciativa e preocupação do município de Santa Teresa em dar luz ao planejamento territorial ordenado. “Santa Teresa tem um desenvolvimento promissor e é importante que este aconteça com base em regras pactuadas e que cuidem da valorização do conjunto da cidade. Assim, a qualidade de vida vai crescer junto com a cidade. O desenvolvimento para ser bom tem que ser pensado, planejado e pactuado. Com a revisão do PDM, o município de Santa Teresa dá um importante passo nesta direção”, ressaltou.

O prefeito Gilson Amaro agradeceu a parceria e apoio do IJSN: “Ficamos gratos a quem participa e nos ajuda a construirmos um município melhor. O nosso interesse é pensar nas futuras gerações. Além de cumprir a lei, precisamos de cidades sustentáveis que cresçam com qualidade e participação da sociedade”.

Durante sua exposição, a coordenadora de estudos territoriais do IJSN, Letícia Tabachi, falou sobre ordenamento territorial, seus entraves e soluções. E destacou: “É preciso saber que cidade queremos para então saber quais instrumentos urbanísticos deverão ser inseridos no PDM. A importância do planejamento urbano é essa, garantir um crescimento com acessibilidade num conceito mais amplo, com as pessoas tendo acesso aos serviços urbanos, sejam de mobilidade, saúde, educação, saneamento e outros”.

Foram abordados ainda durante o evento os desafios do planejamento urbano em municípios pequenos, com a professora Luciana Schaeffer, e aspectos sobre meio ambiente e zona rural do PDM, com a técnica do Incaper Ranusa Coffler.

Além do Fórum, o processo de construção do PDM contará com oficinas temáticas e audiências públicas. Segundo a secretária municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Samira Valadares Sperandio, o objetivo é “sensibilizar e mobilizar a população de modo a garantir a colaboração e sugestões no processo de revisão do PDM”. A prefeitura disponibilizará ainda link online para a população enviar suas contribuições.

* Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Teresa

Veja também

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas