IBGE inicia coleta de dados do Censo Agropecuário 2017

Publicado em 04/10/2017 às 11:13

Compartilhe

O IBGE já começou a coletar dados do Censo Agropecuário 2017. Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. No Espírito Santo, são 440 pessoas diretamente envolvidas na operação, sendo 310 recenseadores, que irão realizar a coleta em todo o Estado. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Coleta será monitorada

ibge sensoEm 2017, a coleta de dados do Censo Agro 2017 será inteiramente digital, através dos Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs). Esses dispositivos rodam um aplicativo inteiramente desenvolvido pela Diretoria de Informática do IBGE e serão capazes de mostrar a imagem do setor censitário, a posição do recenseador no terreno e os endereços dos estabelecimentos a serem recenseados.

Através do DMC, também será possível identificar novos estabelecimentos e cadastrá-los. Além disso, para garantir que as informações sejam coletadas no setor determinado, o sistema utiliza o GPS e, inclusive, não permite que o questionário do Censo Agro seja aberto fora do local correto.

O novo sistema também vai melhorar a crítica dos dados, orientando os recenseadores durante a coleta, para que o questionário seja preenchido de forma correta. À medida que o recenseador coleta as informações, os dados já começam a ser transmitidos e conferidos.

Cadastro

O Censo Agropecuário 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isso permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

Veja também

WhatsApp Image 2024-10-25 at 16.16.56

Mimoso do Sul recebe aporte para impulsionar a agricultura familiar

pixebay

Lei capixaba que garante hortas domésticas e comunitárias é sancionada pelo governador Renato Casagrande

assembleia legislativa distribui mudas

Assembleia Legislativa entrega mais de 20 mil mudas para pequenos agricultores capixabas

encontro

Encontro promove integração entre diferentes equipes do Senar-ES

medicamentos para o libano

Brasil envia mais 9 toneladas de medicamentos ao Líbano

premio de mulher de negocios

Confira as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

Comunidade quilombola

Quilombolas do Espírito Santo lutam pela garantia de direitos básicos e por justiça social

arboviroses online

Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line