Hospital Padre Máximo celebra 60 anos
Publicado em 20/01/2019 às 09:55
Reunindo diretoria, funcionários, fundadores, membros da administração pública, representantes de entidades e moradores de Venda Nova do Imigrante, o Hospital Padre Máximo celebrou seus 60 anos com um café da manhã, nesta sexta-feira (18). Foi um momento de lembrar a história do Hospital que nasceu para atender a comunidade de Venda Nova e se tornou referência para a Região Serrana do Espírito Santo.
O Hospital Padre Máximo foi criado em 14 de janeiro de 1959. Segundo dados apresentados no evento, ao longo desses 60 anos, já foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos. Somente no ano passado, foram 100 mil atendimentos, uma média de oito mil por mês, sendo 52% de pacientes de Venda Nova do Imigrante e 48% de outros municípios.
O presidente do Hospital, Cleto Venturim, destacou que chegar aos 60 anos é um marco e lembrou a participação comunitária na história da entidade. “Muita coisa foi doada para a construção. E essa ajuda para o hospital continua até hoje”. Cleto ressaltou ainda que todos os que estiveram à frente do hospital sempre pensaram nas melhorias, mesmo com as dificuldades a serem enfrentadas.
“Vamos usar como exemplo nossa nova UTI. Se fôssemos pensar em tudo que é preciso para uma obra como essa, não faríamos”, disse ele, referindo-se à UTI inaugurada em dezembro do ano passado. Ele frisou as parcerias do hospital com entidades, como a Afepol, que realiza a Festa da Polenta e repassa parte do lucro do evento para entidades do município, entre elas o Hospital. “A Festa da Polenta fez 40 anos e, há 40 anos, ajuda o Hospital.”
Cleto lembrou ainda outros parceiros como as Voluntárias do Hospital, Apae, Unimed, dirigentes que passaram pela diretoria, todos voluntários, municípios vizinhos, políticos que destinaram emendas para a entidade, Prefeitura e Câmara Municipal. Durante a solenidade, foi apresentado um histórico com os fatos mais marcantes da história do Hospital. Em seguida, foram homenageados os fundadores, com a presença de alguns deles, além dos ex-presidentes. Houve ainda apresentação do Coral Santa Cecília e sorteio de brindes.