Guias de turismo e jornalistas conhecem o potencial turístico das montanhas
Publicado em 28/06/2017 às 19:24
Sete dos nove municípios que integram a Região das Montanhas Capixabas apresentaram as potencialidades turísticas para um grupo de guias de turismo e para a imprensa, em um workshop com o tema: Atrativos e Encantos das Montanhas Capixabas.
O encontro aconteceu na manhã de ontem (27), na Casa do Turista, em Pedra Azul, Domingos Martins. Representantes dos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante apresentaram o potencial turístico dos municípios aos participantes.
A Secretaria de Turismo de Domingos Martins, município anfitrião do evento, e a Secretaria de Vargem Alta, não enviaram representantes para apresentarem os atrativos e potenciais dos municípios ao grupo que participou do encontro.
O evento foi promovido pela Associação Turística Montanhas Capixabas. O diretor técnico da entidade, Ademir Dadalto, falou da importância de eventos como este para incentivar o turismo nos municípios que integram a região das Montanhas Capixabas.
“Ações como esta são extremamente importantes. Temos moradores de nossos municípios que não conhecem o nosso potencial. A vinda dos guias é muito importante, pois as vezes chega um turista e não há informações precisas do que ele pode encontrar em cada cidade. Vamos promover mais atividades como esta, que superou nossas expectativas”, destacou Dadalto.
Cada município teve um tempo para apresentar, seja em vídeo, fotos ou em material impresso, o potencial turístico de cada cidade. Os guias e demais participantes aproveitaram para tirar dúvidas e fazer perguntas sobre os municípios.
A Secretaria de Turismo de Laranja da Terra trouxe um tocador de concertina para apresentar um de seus atrativos culturais. O secretário de Cultura e Turismo do município, Rodrigo Crauzer, destacou a importância workshop para divulgar o município para todo o Estado. “Os guias de turismo tem papel fundamental em levar os turistas em nossas cidades”, enfatizou.
Ele ainda destacou uma novidade que está sendo preparada para atrair turistas para o município durante o Festival de Concertina, que será realizado em setembro. “Esse ano vamos promover o Pomerbrotfest, quando pretendemos preparar o maior brot do mundo. Para isso vamos construir um forno e uma forma gigantes. Ainda não sabemos a quantidade dos ingredientes e o tamanho do brot, mas será muito grande”, destacou. O brot é um tipo de bolo feito com fubá, cará, inhame, além de outros ingredientes.
Um dos guias que participaram do encontro, Diógenes Gonçalves de Freitas, comentou que esse tipo de ação é fundamental. “Para nós, guias, é muito importante. Eu viajo muito para outros países e sempre queremos divulgar o que temos em nosso Estado para todo o mundo. Quando vou para o exterior, sempre mostro materiais daqui. A região de montanhas é a parte rica do Espírito Santo, aqui tem tudo de bom e do melhor. Nota 10 para esse evento”, completou.