Guedes vê Eletrobras ‘condenada à irrelevância’ e risco para Correios

Publicado em 01/12/2021 às 19:51

Compartilhe

107561


source
Guedes voltou a defender privatização da Eletrobras e Correios
Fernanda Capelli

Guedes voltou a defender privatização da Eletrobras e Correios

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (01) que a Eletrobras está “condenada à irrelevância”, os Correios correm risco de perder mercado nos próximos anos e a Petrobras “está sob risco”. A fala foi feita durante evento de certificação de governança de estatais no Ministério da Economia.

Em seu discurso, Guedes argumentava a favor da privatização das estatais. Sobre a Eletrobras, cujo processo de privatização está em andamento no governo, o ministro disse que ela não tem capacidade de fazer os investimentos necessários para acompanhar um crescimento de “4% ou 5%” do país.

“A Eletrobras teria que investir R$ 15,7 bi todo ano só para manter o fornecimento de energia elétrica, a fatia de mercado dela do fornecimento de energia elétrica. Ela só consegue investir R$ 3,5 bilhões, então ela está condenada à irrelevância. Se o Brasil crescer ela desaparece, se o Brasil ficar pequenininho, parado, em recessão,e ela continua importante”, disse Guedes.

O ministro ainda disse que, em funcionamento, a Eletrobras impede que outras empresas entrem no mercado porque nenhuma instituição privada.

“Se você tem uma estatal dominando o mercado ninguém entra”, afirmou o ministro.

Logo depois, Guedes defendeu a venda dos Correios. Segundo ele, a estatal terá que virar uma empresa de logística e há um risco de “dois ou três anos” virar irrelevante no mercado.

Leia Também

“Todo mundo que tá fazendo vendas e entregas digitais já tá preferindo montar sua própria empresa de logística, então ou vende ou perde o valor”, disse.

Ao falar da Petrobras, o ministro aproveitou para criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas de intenção de voto para a presidência nas eleições de 2022.

“O mundo inteiro está indo em direção ao verde. O futuro é verde e digital, o futuro não é por a mão suja de graxa feito um ex-presidente fica ai toda hora com a mão suja de graxa falando que quer a Petrobras de volta. De volta pra quê? Pra saquear?”, disse.

Em seguida, Guedes ainda ressaltou que a transição energética do mundo vai fazer com que o petróleo fique obsoleto.

“Vai morrer sentado em cima desse petróleo. Valendo zero. A Petrobras está sob risco, daqui 5, 10, 15 anos, o mundo vai fazer a transição para fora do petróleo, para carro elétrico, outras coisas”, destacou o ministro.

Veja também

concelho tutelar marechal floriano

Conselho Tutelar de Marechal Floriano abre inscrições para vaga de suplente

Imagem do WhatsApp de 2024-11-06 à(s) 15.00.12_cdca67b3

Sebrae promove oficinas gratuitas voltadas ao turismo nas montanhas

Screenshot 2024-11-06 at 13-37-42 Entenda por que dólar juros futuros e bitcoin dispararam depois da vitória de Donald Trump Economia G1

Saiba por que o dólar, os juros futuros e o bitcoin subiram após a vitória de Donald Trump

db55979c-d4e5-47f1-88b2-4ee6e919a468

Brasil e Peru firmam acordo para a abertura de mercado entre as nações

STORY INSTAGRAM - NOVO.png 3.png MEIO.png TOPO

Descubra o Mundo Danone: Ofertas e descontos que promovem um estilo de vida saudável

29f96olnvqzd23nks6h904s3z

Lula felicita Trump após apoiar Kamala: “A democracia deve ser respeitada”

palacio-anchieta-helio-filho-secom

Espírito Santo recebe Nota A+ em Capacidade de Pagamento e Qualidade da Informação Contábil

Formacao-20-09 (1) (1)

Festival Parque Aberto em homenagem à Consciência Negra